IMPRENSA
04 de December de 2023 - 17h29

A- A A+

Presidente da FIERO fala sobre Bioeconomia e fontes de financiamentos para projetos na Amazônia

A importância do financiamento sustentável nas cadeias de valor e os desafios e oportunidades da bioeconomia brasileira foram temas dos painéis em que o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e diretor executivo do Instituto Amazônia+21, Marcelo Thomé, participou nesta segunda-feira, 4, no stand da Confederação Nacional da Industria (CNI), na COP28 em Dubai.


No primeiro painel, Marcelo falou sobre o levantamento feito pelo Observatório Nacional da Indústria, por meio de uma demanda do Instituto Amazônia+21, que identificou mais de R$ 40 bilhões disponíveis em fontes de financiamento para projetos na Amazônia Legal.


Através dessa pesquisa, foi visto que há recursos para financiar bons projetos na Amazônia, mas é preciso conectar esse dinheiro à ideias inovadoras e, por isso, o Instituto Amazônia+21 criou a Facility de Investimentos, que teve seu pré-lançamento durante o painel.


A Facility é uma ponte entre os recursos financeiros disponíveis, sejam públicos ou privados, para financiamento de projetos na Amazônia Legal. Ela conecta investidores, fundos catalíticos, dinheiros filantrópicos e toda a natureza de recursos financeiros disponíveis para financiar atividades empreendedoras, inovadoras e de desenvolvimento sustentável numa lógica de economia verde e de negócios ligados à bieconomia para toda a região amazônica.


“Queremos facilitar a relação entre as potencialidades econômicas sustentáveis presentes na Amazônia Legal brasileira e os tomadores de decisões”, afirmou Marcelo.


Já o painel sobre oportunidades da bioeconomia brasileira, foi um diálogo, sobre os desafios e perspectivas para o desenvolvimento de cadeias produtivas baseadas em bieconomia, considerando as experiências e o potencial do Brasil como país megadiverso.


Marcaram presença nos painéis o presidente da Federação das Indústrias do estado do Pará (FIEPA), Alex Dias; presidente da Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso (FIEMT), Silvio Rangel; presidente-executivo da Associação Brasileira de Bioinovação, Thiago Falda; a gerente de Sustentabilidade da Natura & CO Latam, Fernanda Facchini; Luciana Costa, diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES; Maria Netto, diretora executiva do Instituto Clima e Sociedade e o Luiz Gabriel Azevedo, diretor geral de Estratégia do BID Invest.


Mais notícias

FIERO marca presença na 3ª Reunião Ordinária do COMPEM

60 por cento das indústrias apontam carga tributária como fator de maior impacto na conta de luz, diz CNI

Gerência de Cacoal do SESI-SENAI apresenta os serviços e soluções para a nova diretoria do SIMAROM

Prédio do SESI e SENAI de Ariquemes está com instalações revitalizadas