09 de February de 2024 - 12h25

Representante da FIERO participa do seminário Cenário Político e Agenda Legislativa na CNI

O vice-presidente de Assuntos Legislativos e representante da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) no Conselho de Assuntos Legislativos da Confederação Nacional da Indústria (CAL/CNI), José Marcondes Cerrutti, participou nos dias 6 e 7, do seminário Redindústria com o tema “Cenário Político e Agenda Legislativa 2024”, realizado online.

Segundo Cerrutti a Agenda Legislativa elaborada pela CNI é um instrumento que serve ao desenvolvimento do país. “O documento é construído pelo Conselho de Assuntos Legislativos, não é apenas para a indústria, mas para o Brasil. A tarefa não é simples, requer a análise de cenário e de um debate amplo e transparente. O resultado do trabalho realizado é essencial para o fortalecimento da indústria nacional e desenvolvimento do país”, afirmou.

Cerrutti ressaltou que a participação representativa da FIERO nos Conselhos Temáticos é de suma importância, pois a agenda tem o objetivo de defender todos os setores da indústria e Rondônia está inserida nesta defesa. “Neste seminário, nos reunimos virtualmente para definir as proposições que farão parte da Agenda Legislativa da Indústria”, explicou.

A programação do seminário contou com a participação de parlamentares da Bancada Federal. “Os senadores Efraim Filho e Eduardo Gomes e o deputado Aguinaldo Ribeiro, convidados para a abertura do seminário, falaram sobre avanços conquistados no Congresso no ano passado e expuseram suas expectativas para o ano legislativo que foi oficialmente aberto nesta segunda-feira (5). Todos foram unânimes ao destacar a Reforma Tributária com uma das prioridades para 2024 e disseram estar otimistas em relação à celeridade e assertividade na regulamentação das leis complementares”, pontuou o representante da FIERO.

Ainda conforme Cerrutti para 2024, além da regulamentação da reforma tributária, outros temas e projetos importantes para melhorar o ambiente de negócios e atrair investimentos devem integrar as prioridades, como a chamada “pauta verde” (transição energética, regulamentação do mercado de carbono, hidrogênio verde e energia eólica offshore), a manutenção da desoneração da folha de pagamento de 17 setores como uma das medidas fundamentais para assegurar a retomada do crescimento econômico, modernização do setor elétrico, Inteligência Artificial e a Reforma Administrativa.

Sobre a Agenda

Elaborada desde 1996, a agenda reflete o compromisso da indústria brasileira com o futuro do Brasil e serve de instrumento para qualificar o diálogo com o Poder Legislativo e promover um novo ciclo de crescimento econômico e social.

Contribuição da indústria para o crescimento econômico e social do país.

Para construção da agenda, representantes das 27 federações estaduais da indústria e de associações setoriais indicam as propostas legislativas de interesse da indústria em tramitação no Congresso Nacional. Os temas são debatidos no Seminário RedIndustria. A agenda 2024 será lançada em março.

Sobre o CAL/CNI

O CAL tem como objetivo assessorar a Diretoria da CNI por meio da análise do processo legislativo, acompanhar a elaboração de projetos de lei, coordenação de posições políticas da indústria, análise do processo político e a elaboração de propostas visando o desenvolvimento do setor Industria.