22 de April de 2024 - 08h13

Night Lab discute diversidade na ciência ao som de Anelis Assumpção

Próxima edição será no dia 2 de maio, com sucessos da cantora paulista e projeções do artista visual Mozart Santos. Os ingressos estão disponíveis no site e na bilheteria do museu por R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

A edição de maio do Night Lab celebrará a diversidade e os caminhos para uma ciência mais inclusiva e representativa. A noite temática, na próxima quinta-feira (2) no SESI Lab, das 19h até a meia-noite, será embalada pelo show Pitadas de SAL, trabalho mais recente de Anelis Assumpção. A discotecagem e ocupação do painel de LED serão assinadas por Mozart Santos, um dos fundadores do coletivo Projetemos. Além disso, estão programadas visitas às galerias, oficinas interativas e uma conversa poética com a secretária-executiva do Ministério da Igualdade Racial, Roberta Eugênio, sobre diversidade e equidade nas ciências.

Os ingressos estão disponíveis no site do SESI Lab e na bilheteria do museu por R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). A política de gratuidade do museu é mantida, com entrada indicada para maiores de 18 anos. A iniciativa é inspirada no programa After Dark, do Exploratorium, de São Francisco (EUA), com resultados expressivos na aproximação do adulto com a ciência. O Night Lab é a primeira experiência nessa linha realizada no Brasil.

Para a apresentação especial no Night Lab, Anelis Assumpção promete misturar sabores e sonoridades da sua trajetória. Com uma banda formada por Saulo Duarte, Edy Trombone, Daniel Conceição e Klaus Sena, o público de Brasília poderá curtir toda a musicalidade afro-brasileira de Anelis Assumpção. O álbum é considerado pela crítica um encontro histórico da música contemporânea brasileira. Em apenas duas semanas de lançado, SAL já configurava em diversas listas de melhores do ano, como a Associação Paulista de Críticos da Arte (APCA). Também pelo Prêmio APCA, Anelis venceu como melhor produção musical do ano.

Nesta edição, a décima segunda do Night Lab, o artista visual Mozart Santos ficará à frente das projeções no painel de LED e da trilha musical que antecede ao show da noite. Santos é VJ, DJ e artista visual pernambucano especializado em projeções e vídeo mapping, e um dos fundadores do Projetemos. O coletivo é responsável por projetar manifestações artísticas na empena de prédios durante a noite, em diversas cidades do Brasil.

Por mais inclusão nas ciências

Apesar dos desafios em garantir a presença de mulheres, minorias étnicas e outros grupos sub-representados na ciência, um conjunto de políticas públicas têm sido implementadas. Um panorama será apresentado pela secretária-executiva do MIR, Roberta Eugênio, durante a conversa poética.

Roberta Eugênio é mestre em Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e integra a coordenação da Pós-Graduação de Relações Étnico-Raciais e Gênero pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, também faz parte do conselho político da organização Mulheres Negras Decidem.

A diversidade na ciência não apenas promove justiça social, mas também enriquece a produção de conhecimento e a inovação. “A ciência precisa se tornar mais acessível, inclusiva e relevante para os desafios contemporâneos. Isso significa promover diversidade, representatividade e inclusão de diferentes gêneros e grupos étnicos na comunidade científica”, avalia a superintendente de Cultura do Serviço Social da Indústria (SESI), Claudia Ramalho.

Museu aberto para noite de experimentações e conhecimento

A cada edição mensal, o Night Lab conta com performances, shows, debates e oficinas temáticas. O café SESI Lab e a loja conceito ficam abertos durante todo o evento, além de foodtrucks posicionados em frente ao museu como opção de alimentação. Durante o Night Lab, o público pode desfrutar de todas as exposições e experimentos do museu em um contexto ainda mais atrativo para a faixa etária a partir dos 18 anos.

A entrada no museu é permitida até as 23h. Todos os detalhes da programação podem ser conferidos no Instagram e no site do museu.

Confira horários e locais das apresentações e atividades do Night Lab “Diversidade na Ciência”:

19h às 21h30: Ocupação do Painel de LED e discotecagem, com Mozart Santos

22h às 23h30: Anelis Assumpção

Local: Hall de Entrada

20h30 às 21h30: Conversa Poética sobre Diversidade e equidade nas ciências, com Roberta Eugênio

Local: Túnel

Oficinas e Ativações

19h às 21h - Ativação: Jogo Quem sou eu

Baseado no jogo Cara a Cara, nessa versão, as duplas de participantes devem descobrir as identidades de pensadoras e cientistas brasileiras relevantes para as áreas de arte, ciência e tecnologia.

Fluxo contínuo, sem necessidade de retirada de fichas

Local: Galeria Imaginando Futuros

20h às 22h - Oficina: Cianotipias - história e vida de Anna Atkins

Introdução à história e vida de Anna Atkins, primeira mulher a utilizar da fotografia, e particularmente da cianotipia, para fazer um livro de ilustração botânica.

Capacidade: 40 pessoas, com distribuição de fichas 30 minutos antes, no hall do 1º pavimento

Local: Espaço Maker

20h às 22h - Oficina: Diversibytes, com PyLadies-DF e Educativo SESI Lab

Na atividade será construído, pelos participantes, um instrumento de coleta de dados para em seguida ser jogado um quiz sobre desigualdades, igualdade e justiça social.

Local: Experimento Lab

SESI LAB: arte, cultura, ciência e tecnologia

Onde fica: Setor Cultural Sul - Brasília, DF

Pontos de referência: Antigo edifício Touring Club, em frente ao Conic Brasília e ao lado da Plataforma Superior da Rodoviária do Plano Piloto.

Horário de atendimento: terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.

Reserve seu ingresso em www.sesilab.com.br