IMPRENSA
15 de May de 2024 - 15h07

A- A A+

CNI apoia aprovação do projeto que cria a Letra de Crédito de Desenvolvimento

Aprovada na Câmara, medida será impulso para crescimento do país por meio da neoindustrialização. O projeto segue para o Senado Federal


Alinhado às missões do Mapa Estratégico da Indústria 2023-2032 e item da pauta mínima da Agenda Legislativada Indústria deste ano, o projeto de lei que institui a Letra de Crédito de Desenvolvimento (LDC) - 6235/2024 do Poder Executivo - foi aprovado no plenário da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (14).


A Confederação Nacional da Indústria (CNI) entende que a criação da LCD é uma medida fundamental para impulsionar o crescimento do Brasil por meio do incentivo à inovação, à transição para fontes de energia mais sustentáveis e ao apoio financeiro às micro, pequenas e médias empresas.


Na busca de recolocar a indústria no centro da estratégia de desenvolvimento nacional, para a CNI a criação de um instrumento de crédito com esta finalidade faz todo sentido em face dos desafios de descarbonizar a economia e promover a transformação digital nas empresas, além de ampliar a disponibilidade dos recursos financeiros, com menor custo ao tomador.


Países desenvolvidos têm adotado estratégias semelhantes e é amplamente reconhecido que, nesses lugares, o papel da indústria se estende para além da oferta de produtos, dada a natureza diversificada e capacidade de estimular várias atividades econômicas do setor.


Em concordância com outras políticas industriais adotadas recentemente, é necessário assegurar que as empresas brasileiras disponham de acesso a mecanismos financeiros, especificamente linhas de crédito, que amparem de forma efetiva os investimentos.


Agora, o projeto segue para apreciação do Senado Federal.


Mais notícias

Nova edição da Sexta da Alegria movimenta o SESI de Pimenta Bueno

DR de Rondônia presente na Reunião Nacional de Gestores de Saúde e Segurança na Indústria

Presidente da FIERO participa da Semana de Sustentabilidade do BID Invest

SESI Lagoa promove nova edição do aulão preparatório para o ENEM