IMPRENSA
28 de May de 2024 - 11h23

A- A A+

Conselheiro da FIERO participa de Comissão de Regularização Fundiária

Representando a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), o Conselheiro Titular do SESI, Ivandro Justo Behenck, participou da criação da Comissão de Regularização Fundiária que aconteceu na última terça-feira (21), no Pavilhão Empresarial Internacional da 11ª Rondônia Rural Show Internacional em Ji-Paraná.

A FIERO apoia a transferência de terras da União para o Estado, pois a indústria tem se prejudicado com a ausência de regularização fundiária. Este movimento estratégico visa desburocratizar o processo de regularização, possibilitando que produtores rurais tenham suas propriedades regulamentadas de forma mais ágil.

Com a celeridade do processo de regularização fundiária a indústria vai poder comprar com mais segurança, já que o atraso na regulamentação das terras tem impactado diretamente o setor, uma vez que muitos produtores rurais, sem a documentação adequada de suas propriedades, enfrentam dificuldades para comercializar seus produtos.

Segundo Ivandro Justo Behenck, "a burocracia e a morosidade no processo de regularização fundiária têm sido um dos entraves para o desenvolvimento industrial de Rondônia. Muitos produtores rurais, mesmo tendo terras produtivas, não conseguem vender seus produtos para as indústrias devido à falta de regularização. Isso resulta em prejuízos tanto para os produtores quanto para as empresas do setor. ”

A transferência de glebas federais é vista como uma medida importante para dinamizar a economia local, permitirá que o estado tenha mais autonomia e eficiência na fiscalização e regularização dessas áreas, garantindo a preservação ambiental, estimulando investimentos e promovendo o crescimento sustentável. Com a participação ativa da FIERO nesse processo, a expectativa é que a regularização fundiária proporcione um ambiente favorável para o desenvolvimento industrial de Rondônia.

Segundo o Governo do Estado de Rondônia, a nova Comissão de Regularização Fundiária será responsável por sugerir procedimentos e atos normativos necessários para facilitar a regularização das terras, garantindo a representatividade de todos os setores envolvidos no processo.

Durante a cerimônia, foi ressaltado que o grupo elaborará uma minuta de adesão ao Projeto de Lei 1199/2023 que permitirá a transferência de terras da União para o Estado de Rondônia, facilitando a regularização de várias glebas. A aprovação do projeto dependerá da Bancada Federal.


Mais notícias

SENAI-RO expande atuação com consultorias em tecnologia para construção no Amapá

Aula prática de Ciências aproxima alunos da Astronomia

Colégio SESI de Vilhena conquista, pelo terceiro ano, certificação internacional da Microsoft

Estudantes do SESI de Vilhena aplicam conhecimentos sobre educação financeira