IMPRENSA
30 de August de 2024 - 10h57

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Júri simulado faz parte de aula de Linguagens e suas Tecnologias no SESI de Vilhena

Com o objetivo de desenvolver o pensamento crítico e a postura questionadora dos alunos frente a notícias e postagens na internet, as professoras de Linguagens e suas Tecnologias do SESI de Vilhena, Adriana Willers, Lorines Cezne e Sebastiana Rodrigues, organizaram uma aula inovadora que culminou na apresentação de um júri simulado pelos alunos do 9º ano. A atividade buscou incentivar a verificação da veracidade das informações, prevenir a disseminação de notícias falsas (fake news) e combater o ciberbullying.


O projeto foi desenvolvido ao longo do bimestre, e o júri simulado ocorreu na terça-feira, 27 de agosto. A professora Adriana destacou que o ciberbullying é uma das formas de fake news e precisa ser abordado em sala de aula. “Desenvolver o senso crítico nos alunos é fundamental para prepará-los como cidadãos conscientes e responsáveis, capazes de contribuir positivamente na sociedade”, ressaltou.


A professora Sebastiana comentou sobre a importância da atividade para o futuro dos alunos, que precisarão ser responsáveis por suas ações. “Durante o júri simulado, os alunos aprenderam a analisar informações de forma objetiva e a tomar decisões baseadas em fatos e evidências, o que foi crucial para seu crescimento pessoal e coletivo”, observou.


A professora Lorines também sublinhou a relevância do tema, especialmente devido à rápida disseminação nas redes sociais. “É vital educar os jovens sobre os perigos do ciberbullying e das fake news, ensinando-os a reconhecer e prevenir comportamentos prejudiciais”, afirmou.

 

Os alunos elogiaram a dinâmica da aula e a relevância do tema. Mateus Medeiros Mucuta compartilhou sua experiência: “O tema foi muito interessante e conscientizou as turmas que estavam assistindo. Agradeço à escola por nos proporcionar essa oportunidade”, declarou. Geovana Hammes Cardoso também expressou seu entusiasmo: “Foi uma experiência nova e empolgante. Eu e minha turma adoramos e já estamos ansiosos para a próxima”, disse.


A diretora pedagógica, Aline Luciana de Souza, destacou a iniciativa das professoras em abordar temas tão pertinentes à realidade dos alunos. “Utilizar o júri simulado como ferramenta pedagógica para discutir ciberbullying e fake news é poderoso para desenvolver competências críticas e sociais. Essa atividade permite que os alunos entendam os aspectos legais e éticos desses temas e pratiquem empatia, argumentação e pensamento crítico”, enfatizou Aline.


O projeto não apenas proporcionou um entendimento mais profundo sobre temas importantes, mas também engajou toda a turma na preparação de textos, figurinos e cenários para a encenação, com a plateia composta por alunos de outras turmas, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e significativo.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


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