IMPRENSA
28 de August de 2024 - 17h17

A- A A+

FIERO destaca desafios para micro e pequenas empresas em reunião do COMPEM

Em sua 4ª Reunião Ordinária de 2024, o Conselho Temático de Micro e Pequenas Empresas (COMPEM) abordou temas essenciais para o desenvolvimento do setor. O evento, que ocorreu na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e contou com a participação híbrida de representantes de todo o Brasil, foi marcado por discussões significativas sobre crédito, regulamentações e renegociação de dívidas.


A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) foi representada por Cida Mourão. Mourão sublinhou a relevância dos temas dialogados, com foco especial nas questões relacionadas aos fundos constitucionais de financiamento.


“A pauta da reunião foi de extrema importância para o nosso setor produtivo e para a pequena indústria”, destacou Mourão. “No entanto, o ponto mais relevante foi a abordagem sobre a renegociação das dívidas com os fundos constitucionais. É fundamental que instituições financeiras federais, como o Banco da Amazônia, a Caixa Econômica e o Banco do Brasil, compreendam a gravidade da situação. A alta inadimplência exige uma recomposição e renegociação eficaz dessas dívidas”.


O tema da renegociação das dívidas, incluído na MP 1.213/2024, foi um dos principais pontos discutidos, refletindo a preocupação com a crescente inadimplência entre as micro e pequenas empresas. A reunião também contou com apresentações sobre as principais linhas de crédito para MPEs e atualizações sobre a MP 1.227/2024 e IN RFB 2.198/2024, que abordam a renúncia gerada pela desoneração da folha de pagamentos para empresas do Simples Nacional.


Além disso, o encontro apresentou um estudo da OCDE, em colaboração com o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), que analisou o ambiente de negócios das MPEs na América Latina. Também foram discutidos os resultados do Panorama da Pequena Indústria no primeiro semestre de 2024.

Cida Mourão concluiu sua participação destacando o papel fundamental da FIERO na defesa e promoção dos interesses das pequenas e microempresas. “A FIERO continua a trabalhar para garantir que as necessidades do nosso setor sejam ouvidas e atendidas. A reunião foi um passo importante para enfrentar os desafios e promover um ambiente mais favorável ao crescimento das nossas empresas”.


Jornalista: Thais Rivero


Mais notícias

SESI de Nova Mutum desenvolve atividade Lekto na aula de Geografia

SENAI de Ariquemes organiza visita técnica no Dia de Campo da Bovinocultura Leiteira

Troca de conhecimentos sobre bancada Smart 4.0 envolve Instrutores do SENAI de Ji-Paraná

Durante palestra, Nova EJA do SESI de Porto Velho fala sobre as drogas e seus efeitos