IMPRENSA
14 de November de 2024 - 14h18

A- A A+

Compliance da FIERO promove Oficina de Gestão de Riscos na Casa da Indústria

Após percorrer as unidades em todo o estado, a Assessoria de Compliance da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) realizou, na última quinta-feira, 14, a 1ª Oficina de Gestão de Riscos, focada em indicadores de gestão para as áreas estratégicas da Casa da Indústria. Ministrado pelo Analista de Compliance da FIERO, SESI, SENAI e IEL, Arthur Toledo, o treinamento destacou a importância da gestão de riscos como ferramenta essencial para o acompanhamento das metas institucionais e seus indicadores.


A capacitação reuniu gestores de todas as áreas, incluindo Diretoria Jurídica, Gerências de Inteligência de Mercado, Saúde e Segurança, Promoção da Saúde, Soluções em Tecnologia e Inovação, Educação, além dos setores de Planejamento e Orçamento (Financeiro), Contabilidade, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Diretoria Regional, Compras, Engenharia Logística e Infraestrutura, Superintendência da FIERO e Gabinete da Presidência.


Durante a oficina, Arthur Toledo enfatizou que, em um ambiente corporativo onde metas institucionais e indicadores são fundamentais, a gestão de riscos se torna uma aliada estratégica. “A gestão de riscos não é apenas uma medida preventiva, mas uma ferramenta que impulsiona o alcance de objetivos e o monitoramento de resultados”, destacou Toledo.


A capacitação abordou também a Política de Riscos da FIERO, SESI, SENAI e IEL, que segue os fundamentos da ISO 31000 e as melhores práticas metodológicas para a identificação de riscos. Além de promover um nivelamento de conhecimentos, a oficina incluiu a atualização das matrizes de riscos, com base nos indicadores das entidades, como os indicadores estratégicos e do PPR.


A assessora de Compliance, Raimunda Kersting Queiroz, explicou que essa etapa faz parte do planejamento anual do setor e reforçou o propósito da oficina. “Nosso objetivo foi capacitar pontos focais e gestores das áreas de negócios e setores compartilhados para que usem essa ferramenta poderosa na gestão de seus processos. Esperamos que todos tenham compreendido a importância da gestão de riscos para monitorar e atualizar suas matrizes conforme a nossa política e o procedimento operacional padrão, baseados na ISO 31000”, afirmou Raimunda.


Ela também anunciou que a assessoria dará continuidade à Jornada Compliance em 2025, com foco na Cultura de Compliance, fortalecendo a gestão e a integridade sistêmica. “Agradecemos o apoio da alta direção, que foi essencial para a realização de todas as atividades desta etapa da Jornada”, concluiu.


O coordenador de Planejamento, Orçamento e Finanças, Revenilton Santos, participou do treinamento e destacou sua relevância. “A capacitação traz clareza sobre o que é o risco, como mitigá-lo, e de que forma podemos aprimorar nossos processos para minimizar as ocorrências. O Compliance oferece aos gestores conhecimento para antever e prevenir erros, permitindo uma atuação com mais tranquilidade”, ressaltou.


A especialista em educação da CEBEP, Wilmen Franca, comentou que a abordagem sobre gestão de riscos é fundamental para uma atuação mais assertiva da coordenação. Ela mencionou o caso específico de riscos relacionados à evasão escolar. “A oficina orientou a atuação da nossa coordenação para evitar a desistência dos alunos nos cursos”, afirmou.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Irmãos estudantes do SESI de Vilhena se destacam do vestibular do IFRO

FIERO apresenta soluções educacionais ao prefeito Leo Moraes

CNI considera injustificado aumento da taxa Selic

IEL: 56 anos de apoio à formação dos profissionais do futuro