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Compliance da FIERO promove Oficina de Gestão de Riscos na Casa da Indústria
Após percorrer as unidades em todo o estado, a Assessoria de Compliance da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) realizou, na última quinta-feira, 14, a 1ª Oficina de Gestão de Riscos, focada em indicadores de gestão para as áreas estratégicas da Casa da Indústria. Ministrado pelo Analista de Compliance da FIERO, SESI, SENAI e IEL, Arthur Toledo, o treinamento destacou a importância da gestão de riscos como ferramenta essencial para o acompanhamento das metas institucionais e seus indicadores.
A capacitação reuniu gestores
de todas as áreas, incluindo Diretoria Jurídica, Gerências de Inteligência de
Mercado, Saúde e Segurança, Promoção da Saúde, Soluções em Tecnologia e
Inovação, Educação, além dos setores de Planejamento e Orçamento (Financeiro),
Contabilidade, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Diretoria Regional,
Compras, Engenharia Logística e Infraestrutura, Superintendência da FIERO e
Gabinete da Presidência.
Durante a oficina, Arthur
Toledo enfatizou que, em um ambiente corporativo onde metas institucionais e
indicadores são fundamentais, a gestão de riscos se torna uma aliada
estratégica. “A gestão de riscos não é apenas uma medida preventiva, mas uma
ferramenta que impulsiona o alcance de objetivos e o monitoramento de
resultados”, destacou Toledo.
A capacitação abordou também a
Política de Riscos da FIERO, SESI, SENAI e IEL, que segue os fundamentos da ISO
31000 e as melhores práticas metodológicas para a identificação de riscos. Além
de promover um nivelamento de conhecimentos, a oficina incluiu a atualização
das matrizes de riscos, com base nos indicadores das entidades, como os
indicadores estratégicos e do PPR.
A assessora de Compliance,
Raimunda Kersting Queiroz, explicou que essa etapa faz parte do planejamento
anual do setor e reforçou o propósito da oficina. “Nosso objetivo foi capacitar
pontos focais e gestores das áreas de negócios e setores compartilhados para
que usem essa ferramenta poderosa na gestão de seus processos. Esperamos que
todos tenham compreendido a importância da gestão de riscos para monitorar e
atualizar suas matrizes conforme a nossa política e o procedimento operacional
padrão, baseados na ISO 31000”, afirmou Raimunda.
Ela também anunciou que a
assessoria dará continuidade à Jornada Compliance em 2025, com foco na Cultura
de Compliance, fortalecendo a gestão e a integridade sistêmica. “Agradecemos o
apoio da alta direção, que foi essencial para a realização de todas as
atividades desta etapa da Jornada”, concluiu.
O coordenador de Planejamento,
Orçamento e Finanças, Revenilton Santos, participou do treinamento e destacou
sua relevância. “A capacitação traz clareza sobre o que é o risco, como
mitigá-lo, e de que forma podemos aprimorar nossos processos para minimizar as
ocorrências. O Compliance oferece aos gestores conhecimento para antever e
prevenir erros, permitindo uma atuação com mais tranquilidade”, ressaltou.
A especialista em educação da
CEBEP, Wilmen Franca, comentou que a abordagem sobre gestão de riscos é
fundamental para uma atuação mais assertiva da coordenação. Ela mencionou o
caso específico de riscos relacionados à evasão escolar. “A oficina orientou a
atuação da nossa coordenação para evitar a desistência dos alunos nos cursos”,
afirmou.
Jornalista: Andréa Machado
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