IMPRENSA
05 de November de 2024 - 16h10

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FIERO promove diálogo entre ANTAQ e empresários de Rondônia

Nesta segunda-feira (04), a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), recebeu o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Almirante Wilson Pereira, e sua equipe para uma reunião com empresários locais afim de dialogar sobre a concessão da hidrovia do rio Madeira, apresentar os detalhes do projeto, ouvir as demandas do setor e explorar os benefícios dessa iniciativa para o estado e para o Brasil.


Marcelo Thomé, presidente da FIERO, destacou a importância estratégica do projeto para o desenvolvimento econômico de Rondônia. "A hidrovia do Rio Madeira vai consolidar Rondônia como um hub logístico, interligando-a a outros modais de infraestrutura, como as rodovias BR-364 e BR-174. Isso é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico da Amazônia Legal", pontuou.


O rio Madeira, com 1.075 km de extensão de Porto Velho até a sua foz e uma largura média de 1 km, é uma das principais rotas de escoamento de grãos produzidos em Rondônia e no noroeste e sudeste de Mato Grosso. O rio também desempenha um papel essencial no abastecimento de combustível para o estado e é um dos principais corredores logísticos da Bacia Hidrográfica Amazônica.


A concessão da hidrovia tem como objetivos principais adequar os serviços às variações hidrológicas do rio, regular o abastecimento de Rondônia e aumentar a segurança da navegação. Com isso, será garantida a navegabilidade durante todo o ano, com um calado mínimo de 3,5 metros, mesmo no período de seca, o que assegura a operação ininterrupta da hidrovia e elimina quase por completo o risco de desabastecimento no estado.

 

Wilson Pereira, diretor da ANTAQ, ressaltou que a hidrovia trará uma série de benefícios econômicos e sociais. "Nós apresentamos as diversas vantagens que existem para esse projeto, especialmente no tocante da geração de emprego e renda, uma vertente social em que nós vamos colocar para a concessionária a responsabilidade de operar e manter todos as Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte – IP4 que possuem hoje no Rio Madeira", afirmou.


O modelo de concessão também permitirá a redução dos custos operacionais para as empresas de navegação, com uma diminuição de até 24% no custo, frente a uma tarifa de R$ 0,80 por tonelada. O projeto inclui o aprimoramento da infraestrutura de navegação, com a instalação de auxílios à navegação, sinalização adequada e monitoramento constante das condições do rio. Com isso, as embarcações poderão trafegar durante a noite e com maior carga. "Nosso objetivo é garantir que o transporte no rio Madeira seja seguro, eficiente e sustentável, beneficiando não apenas Rondônia, mas toda a região Norte do Brasil", completou Pereira.

A concessão também contribuirá para a redução das emissões de gases de efeito estufa, ao promover um modal mais limpo e eficiente. Durante o encontro, o diretor da ANTAQ reafirmou a importância de ouvir os diversos setores envolvidos. "Estamos em uma fase de escuta. Queremos garantir que o projeto atenda às necessidades de todos, desde os empresários até os moradores da região", afirmou.


Embora ainda não haja uma data definida para o leilão, a ANTAQ prevê que o processo licitatório ocorra no segundo semestre de 2025, caso todos os aspectos técnicos e políticos sejam aprovados. O projeto está em fase de consultas e audiências públicas, e a participação dos setores envolvidos será fundamental para o sucesso da concessão.


A visita da ANTAQ e sua equipe à FIERO reforçou o compromisso da federação em garantir um diálogo transparente e colaborativo. "O investimento na infraestrutura logística de Rondônia sempre foi a principal bandeira da FIERO, desde sua criação em 1986. Queremos que o estado cresça a passos largos e supere a distância geográfica dos mercados consumidores e fornecedores de insumos, para que o custo de transporte não seja tão significativo quanto é atualmente. A federação tem compromisso com o desenvolvimento sustentável, a geração de empregos e o fortalecimento das indústrias", concluiu o presidente da FIERO.

Participaram do encontro Dino Antunes, Secretário Nacional de Hidrovias e Navegação do Ministério de Portos e Aeroportos, empresários e outras autoridades.

Jornalista: Thais Rivero


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