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FIERO promove diálogo entre ANTAQ e empresários de Rondônia
Nesta segunda-feira (04), a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), recebeu o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Almirante Wilson Pereira, e sua equipe para uma reunião com empresários locais afim de dialogar sobre a concessão da hidrovia do rio Madeira, apresentar os detalhes do projeto, ouvir as demandas do setor e explorar os benefícios dessa iniciativa para o estado e para o Brasil.
Marcelo Thomé, presidente da
FIERO, destacou a importância estratégica do projeto para o desenvolvimento
econômico de Rondônia. "A hidrovia do Rio Madeira vai consolidar Rondônia
como um hub logístico, interligando-a a outros modais de infraestrutura, como
as rodovias BR-364 e BR-174. Isso é fundamental para o desenvolvimento
socioeconômico da Amazônia Legal", pontuou.
O rio Madeira, com 1.075 km de
extensão de Porto Velho até a sua foz e uma largura média de 1 km, é uma das
principais rotas de escoamento de grãos produzidos em Rondônia e no noroeste e
sudeste de Mato Grosso. O rio também desempenha um papel essencial no
abastecimento de combustível para o estado e é um dos principais corredores
logísticos da Bacia Hidrográfica Amazônica.
A concessão da hidrovia tem
como objetivos principais adequar os serviços às variações hidrológicas do rio,
regular o abastecimento de Rondônia e aumentar a segurança da navegação. Com
isso, será garantida a navegabilidade durante todo o ano, com um calado mínimo
de 3,5 metros, mesmo no período de seca, o que assegura a operação ininterrupta
da hidrovia e elimina quase por completo o risco de desabastecimento no estado.
Wilson Pereira, diretor da ANTAQ, ressaltou que a hidrovia trará uma série de benefícios econômicos e sociais. "Nós apresentamos as diversas vantagens que existem para esse projeto, especialmente no tocante da geração de emprego e renda, uma vertente social em que nós vamos colocar para a concessionária a responsabilidade de operar e manter todos as Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte – IP4 que possuem hoje no Rio Madeira", afirmou.
O modelo de concessão também
permitirá a redução dos custos operacionais para as empresas de navegação, com
uma diminuição de até 24% no custo, frente a uma tarifa de R$ 0,80 por
tonelada. O projeto inclui o aprimoramento da infraestrutura de navegação, com
a instalação de auxílios à navegação, sinalização adequada e monitoramento
constante das condições do rio. Com isso, as embarcações poderão trafegar
durante a noite e com maior carga. "Nosso objetivo é garantir que o
transporte no rio Madeira seja seguro, eficiente e sustentável, beneficiando
não apenas Rondônia, mas toda a região Norte do Brasil", completou
Pereira.
A concessão também contribuirá para a redução das emissões de gases de efeito estufa, ao promover um modal mais limpo e eficiente. Durante o encontro, o diretor da ANTAQ reafirmou a importância de ouvir os diversos setores envolvidos. "Estamos em uma fase de escuta. Queremos garantir que o projeto atenda às necessidades de todos, desde os empresários até os moradores da região", afirmou.
Embora ainda não haja uma data
definida para o leilão, a ANTAQ prevê que o processo licitatório ocorra no
segundo semestre de 2025, caso todos os aspectos técnicos e políticos sejam
aprovados. O projeto está em fase de consultas e audiências públicas, e a
participação dos setores envolvidos será fundamental para o sucesso da
concessão.
A visita da ANTAQ e sua equipe
à FIERO reforçou o compromisso da federação em garantir um diálogo transparente
e colaborativo. "O investimento na infraestrutura logística de Rondônia
sempre foi a principal bandeira da FIERO, desde sua criação em 1986. Queremos
que o estado cresça a passos largos e supere a distância geográfica dos
mercados consumidores e fornecedores de insumos, para que o custo de transporte
não seja tão significativo quanto é atualmente. A federação tem compromisso com
o desenvolvimento sustentável, a geração de empregos e o fortalecimento das
indústrias", concluiu o presidente da FIERO.
Participaram do encontro Dino Antunes, Secretário Nacional de Hidrovias e Navegação do Ministério de Portos e Aeroportos, empresários e outras autoridades.
Jornalista: Thais Rivero
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