IMPRENSA
29 de January de 2025 - 16h51

A- A A+

IEL: 56 anos de apoio à formação dos profissionais do futuro

Em mais de cinco décadas, o IEL atua nos eixos de carreira, educação executiva, desenvolvimento empresarial e inovação

 

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) completa 56 anos nesta quarta-feira (29). Fundado em 1969, o instituto estabeleceu sua atuação em quatro eixos: desenvolvimento de carreiras, educação executiva, desenvolvimento empresarial e inovação e pesquisa. Por meio de diferentes programas e iniciativas, une a academia e o mercado de trabalho para formar os profissionais do futuro, desde estudantes do ensino médio até líderes industriais.

“Desde o ato de fundação do IEL, em 1969, diversos aspectos mudaram na sociedade. As instituições de ensino e as empresas evoluíram ao longo dos anos, e o IEL acompanhou as transformações e atualizações. A criação de novos programas e estratégias atendem ao papel original do instituto: ser o interlocutor entre o campo acadêmico e o ambiente corporativo”, declara o superintendente do IEL, Paulo Mól.

 

Orientação profissional na escola


A conexão com o mercado de trabalho começa na educação básica, com o Projeto Vida e Carreira no Novo Ensino Médio, fruto de parceria entre o IEL e o Serviço Social da Indústria (SESI). A partir do ano letivo de 2025, o IEL oferecerá um portfólio de orientação profissional complementar e extraclasse, que será aplicado em pelo menos uma unidade da Rede SESI em cada estado. As atividades previstas incluem fóruns e congressos de carreira, testes vocacionais com psicólogos, oficinas de aprendizagem e visitas às indústrias.

Além do portfólio, o IEL também desenvolverá a formação continuada de professores da Rede SESI, em parceria com o Centro SESI de Formação em Educação. Os profissionais do SESI serão preparados para ministrar esses componentes curriculares nas escolas e compartilhar os conceitos com os demais docentes. A primeira capacitação, realizada em novembro do ano passado, contou com 48 educadores e 24 especialistas do IEL de diversos estados.

 

Referência em estágio: 1,6 milhão de estudantes cadastrados

Nessas mais de cinco décadas, o IEL se consolidou como referência no campo de estágios. Entre todos os programas do instituto, o de estágio é o mais longevo, com mais de 1,6 milhão de estudantes cadastrados e parceria com 77 mil empresas e 17 mil instituições de ensino. No ano passado, foram 114 mil estagiários atendidos e 3,4 mil contratados. Com novas vagas abertas periodicamente — só em 2024 foram mais de 75 mil — o IEL abrange diversas áreas profissionais e modalidades de educação, como ensino médio, graduação e pós-graduação.

Em 2015, com o propósito de impulsionar o avanço da pesquisa científica dentro das empresas, foi criado o Inova Talentos. O programa possibilita a atuação de técnicos, graduados, mestres e doutores em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) dentro da indústria, com bolsas que podem chegar a cerca de R$ 8 mil.

Desde a criação do programa, foram 3,9 mil bolsistas inseridos em 467 empresas. Além disso, muitos pesquisadores são contratados, somente no último ano, foram 178 efetivados. Também em 2024 foi anunciado o Inova Talentos Global, programa que seguirá o modelo tradicional, com a inserção de pesquisadores em instituições no Brasil ou no exterior para desenvolverem projetos de PD&I.

 

Consultorias e capacitações em educação executiva


O IEL também oferece opções de capacitações e consultorias em educação executiva. Em 2024, mais de 47 mil empresários foram capacitados pelo instituto, enquanto 12,3 mil empresas foram atendidas. Outro destaque do último ano foi o lançamento do Programa de Educação Executiva Global. Entre setembro e novembro, o IEL levou 70 empresários e gestores de instituições para o Massachusetts Institute of Technology (MIT), com cronograma que incluiu workshops com professores, visitas técnicas em grandes instituições e eventos de networking.

Além disso, para promover o debate estratégico sobre a preparação de sucessores para lideranças no setor, foi lançado o movimento Novos Líderes Industriais. O grupo desenvolve diversas ações, como organização de encontros e fóruns de discussão, divulgação de estudos e oferta de programas de capacitação e desenvolvimento profissional.


Mais notícias

CNI lança 10ª edição da Agenda Jurídica da Indústria com 78 ações prioritárias no STF

Conselheiros conhecem projeto da nova escola do SENAI em Vilhena

Avançam as obras da Escola SESI de Referência em Vilhena

Empresários de Ji-Paraná conhecem o Programa Brasil Mais Produtivo