IMPRENSA
20 de March de 2025 - 07h35

A- A A+

Alunos do 4° Ano do SESI de Pimenta Bueno têm experiência com o tangram

Os alunos do 4º ano do SESI de Pimenta Bueno tiveram uma experiência muito enriquecedora com o “tangram” (quebra-cabeça geométrico chinês), integrando conceitos de Matemática e cultura. A professora Laura Anesia Lucio Barbosa começou a aula contando a fascinante história do surgimento do tangram na China, explicando como esse quebra-cabeça tradicional se espalhou pelo mundo e se tornou uma ferramenta popular para o ensino de geometria e raciocínio lógico.

 

Após essa introdução, cada aluno recebeu um kit de tangram e foi desafiado a criar uma casa utilizando as peças em apenas 10 minutos, trabalhando em duplas ou trios. Enquanto os alunos debatiam e estudavam as formas para encontrar as melhores combinações de formas, o clima era de descontração. O resultado foi a apresentação de casas com estilos variados, desde o tradicional até às mais modernas.

 

Segundo a professora Laura Anésia, após o tempo limite, foi realizada uma revisão das construções, quando os alunos puderam apresentar suas criações e explicar suas escolhas em relação às formas utilizadas e como calcularam a área e o perímetro das suas edificações. “Essa troca de ideias foi extremamente enriquecedora e estimulou a reflexão sobre o processo criativo e matemático envolvidos”, observou a professora.

 

Para encerrar a aula, a professora Laura entregou a cada aluno um tangram impresso para que eles pudessem colorir e continuar explorando novas formas em casa. Essa atividade adicional incentivou a criatividade dos alunos e proporcionou uma oportunidade de aprendizado contínuo fora do ambiente escolar.

 

 

A pedagoga Renata Gaede, que acompanhou a atividade, ressaltou a importância desse tipo de experiência para o desenvolvimento dos alunos. "Atividades como essa mostram que aprender Matemática pode ser divertido e envolvente. O tangram estimula o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe. É maravilhoso ver os alunos tão engajados e motivados", comemorou. “No geral, a aula foi um sucesso. Os alunos aprenderam conceitos importantes de matemática enquanto se divertiam, exploravam a cultura do tangram e trabalhavam em equipe. Foi uma experiência completa que uniu aprendizado, história e diversão”, complementou Renata Gaede.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Alunos do SESI de Porto Velho participam de aula prática para identificar impactos ambientais

SENAI-RO e Energisa certificam alunos do Programa Jovem Aprendiz

Juros altos só prejudicam a economia, afirma CNI

Ação educativa do SESI de Vilhena conscientiza alunos do NEM sobre ISTs