IMPRENSA
15 de April de 2025 - 08h40

A- A A+

Projeto do SESI de Porto Velho incentiva a leitura e premia alunos

O SESI de Porto Velho promoveu a premiação do Projeto Leitor Destaque aos alunos que frequentam a biblioteca do colégio. Criado e implantado em 2024, o projeto tem como objetivo principal estimular o interesse dos alunos pela leitura e incentivar o uso frequente e significativo da biblioteca escolar como espaço de conhecimento e descoberta.


Todos os bimestres, é realizada uma ação de reconhecimento aos estudantes com melhor desempenho em leitura. Foram agraciados o 1º, 2º e 3º lugares, considerando os critérios como o número de títulos retirados do acervo, livros requisitados e leituras realizadas e registradas junto à bibliotecária. Os alunos participantes passaram por um levantamento e os destaques receberam como prêmio, um certificado e um livro de presente.


As fotos dos alunos homenageados com as respectivas colocações serão expostas na biblioteca no início do bimestre seguinte, como forma de valorização e incentivo à continuidade da prática leitora. Segundo a bibliotecária e idealizadora do projeto, Daiane Oliveira Costa, ao final do ano letivo também haverá uma premiação especial: os "Leitores do Ano", destinada aos estudantes que mais se destacaram ao longo dos bimestres, com o maior número de obras lidas. “O incentivo à leitura é uma das principais metas da formação escolar, disse”.


Daiane comentou que ler amplia a visão de mundo, estimula a imaginação, enriquece o vocabulário e desenvolve tanto a escrita quanto a compreensão da língua portuguesa. “Por meio da leitura, o estudante constrói conhecimento e se prepara melhor para os desafios dentro e fora da escola”, destacou.


Para o aluno Davi Lucca, do 6º ano, o projeto é muito interessante, porque o incentiva a ler muitos livros. Para o aluno Raimundo Arthur, também do 6º ano, foi um dos destaques do bimestre. “Adorei a premiação, fiquei em segundo lugar e até ganhei um livro do Sherlock Holmes de mistério e ganhei um certificado que me deixou muito feliz”, afirmou.


O aluno Saulo Gomes Moura, do 6º ano, falou sobre sua bonificação. “A premiação é ótima e acho que o livro que ganhei é exclusivo, já que eu nunca tinha lido antes. Fiquei muito feliz e amei ganhar a lembrança”, classificou.


A pedagoga Heleny Nunes da Silva destaca que, no ambiente escolar, é fundamental que os estudantes desenvolvam certa autonomia em relação à leitura, associando-a às atividades curriculares e como uma prática prazerosa e significativa em seu cotidiano.


Conforme a coordenadora de Educação, Vanessa Pereira de Sousa, transformar a leitura em um hábito exige dedicação e constância, mas deve acontecer de maneira leve e significativa para os alunos. Ela ressalta a importância da escolha de livros adequados a cada faixa etária, salientando que ler é uma forma de conhecer, conectar-se com o mundo e viajar por diferentes realidades. “Por meio da leitura, o conhecimento se multiplica e o pensamento se eleva”, concluiu.

Jornalista: Andréa Machado Minuto

Mais notícias

Alunos do SENAI de Ariquemes vivenciam processos da Indústria 4.0

Alunos do SESI de Porto Velho recebem as medalhas da OBMEP – 2024

Dia de música associada à leitura no SESI de Porto Velho

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI