IMPRENSA
08 de April de 2025 - 11h16

A- A A+

SESI de Porto Velho propõe aula que vivencia planejamento de finanças

As turmas do 3º ano do Ensino Fundamental do SESI vivenciaram uma experiência nova e prática ao criar um mercadinho na escola. O objetivo foi trabalhar o sistema monetário de forma lúdica e divertida, momento em que os alunos puderam desenvolver habilidades essenciais para a vida, como responsabilidade, planejamento e tomada de decisões.


Desenvolvida pelas professoras Irinilde do Carmo e Priscila Freitas, a atividade aconteceu nesta segunda-feira, 7, no pátio do colégio, onde foi montado um mercadinho com diversos produtos. Cada aluno recebeu uma quantia simbólica em dinheiro de brinquedo e teve a missão de administrar suas compras de acordo com o valor disponível.


Além de assimilarem conceitos matemáticos, os estudantes também vivenciaram a prática do comércio, exercitando o uso do dinheiro, o cálculo de troco e o planejamento de orçamentos. A iniciativa, que alia teoria e prática, tornou a aprendizagem mais dinâmica, engajadora e significativa para os alunos, fazendo com que eles experimentassem, na prática, situações do cotidiano comercial.


Para a professora Irinilde, a atividade foi marcada por um dia repleto de aprendizado e diversão. “Os alunos puderam exercitar também as habilidades essenciais para o futuro, como raciocínio lógico, tomada de decisão e cooperação. A proposta proporcionou uma vivência concreta dos conteúdos trabalhados em sala de aula, tornando o processo de aprendizagem mais engajador e significativo”, afirmou.


Conforme a professora Priscila, a proposta da aula é conscientizar os alunos desde as primeiras séries, sobre a importância da administração financeira. “Eles lidaram com dinheiro, calcularam troco e organizaram suas finanças. A ação tornou o processo de aprendizagem mais dinâmico, engajador, despertando o interesse pelo planejamento de orçamento, preparando para os desafios futuros”, disse.


Para a aluna Cindy Labajos Bueno a experiência em poder administrar seu “dinheiro” foi enriquecedora. “Achei a atividade muito legal, pois aprendemos sobre continhas de matemática, conhecemos os valores do dinheiro e os preços dos produtos do supermercado”, comentou.

 Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Alunos do SENAI de Ariquemes vivenciam processos da Indústria 4.0

Alunos do SESI de Porto Velho recebem as medalhas da OBMEP – 2024

Dia de música associada à leitura no SESI de Porto Velho

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI