IMPRENSA
20 de June de 2025 - 09h35

A- A A+

SESI de Cacoal resgata a importância das grandes navegações em exposição

As grandes navegações, responsáveis diretamente pelas descobertas, transformações culturais e avanços tecnológicos, foram retratadas na aula de História do SESI de Cacoal. Em forma de exposição, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental criaram e realizaram uma exposição das caravelas exploratórias, que percorreram o mundo.


Segundo as professoras, Ana Cristina Borgart e Elis Regina Simões, a exposição das Caravelas foi realizada para resgatar e valorizar um período marcante da história mundial, além de despertar o interesse dos estudantes por este período da história. Já a elaboração das réplicas, incentivou a criatividade, o trabalho em grupo e o entendimento prático de como eram os meios de transporte marítimos na época dos descobrimentos.


A professora Ana Cristina afirmou que a atividade foi bem-sucedida integrando teoria e prática, tornando o aprendizado mais significativo. “A construção das caravelas possibilitou aos alunos vivenciarem a história de maneira lúdica e colaborativa, além de desenvolverem habilidades manuais e cognitivas”, explicou. Já a professora Elis, ressaltou que os alunos conseguiram relacionar os conteúdos históricos com a atividade prática, além de mostrar compreensão sobre a função das caravelas na história das navegações.


Para o aluno Pedro Soares a atividade atraiu interesse ao tema, o que o motivou a participar ativamente do processo. “Trabalhamos bem em grupo e colocamos nossa criatividade nas construções. Foi excelente usar outros materiais além dos livros didáticos”, afirmou.


A pedagoga Marla Mendes, enfatizou o que o resgate histórico, promovido por meio de atividades práticas, contribui significativamente para o processo de aprendizagem, ao tornar os conteúdos mais claros, contextualizados e atrativos para os estudantes. “Acreditamos que esse tipo de vivência fortalece a conexão dos alunos com o conteúdo, despertando o interesse e estimulando o pensamento crítico sobre a nossa história e cultura”, completou.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Setor privado entrega 24 recomendações de políticas aos chefes de Estado do BRICS

SESI de Nova Mutum desenvolve atividade Lekto na aula de Geografia

SENAI de Ariquemes organiza visita técnica no Dia de Campo da Bovinocultura Leiteira

Troca de conhecimentos sobre bancada Smart 4.0 envolve Instrutores do SENAI de Ji-Paraná