IMPRENSA
08 de July de 2025 - 13h52

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FIERO recebe com entusiasmo a notícia da retomada do projeto ferrovia Brasil x Peru

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) comemora a assinatura do memorando de entendimento entre Brasil e China para realização de estudos sobre um novo corredor ferroviário intercontinental. O projeto visa integrar os sistemas logísticos dos dois países e conectar o Brasil ao porto de Chancay, no Peru, ampliando o acesso ao mercado asiático, especialmente à China, com redução significativa de tempo e custos no transporte de cargas.


Porto Velho, por sua localização estratégica, será um dos pontos de passagem desse corredor, conectando modais rodoviário, ferroviário e hidroviário. Isso fortalece a posição de Rondônia como um hub logístico capaz de impulsionar as exportações brasileiras para o Pacífico.


Segundo o presidente da FIERO, Marcelo Thomé, a iniciativa representa uma virada estratégica para o estado. “Rondônia tem vocação natural para ser um corredor logístico do Brasil rumo ao Pacífico. A ferrovia, passando pelo nosso estado, trará ganhos em infraestrutura de transporte e ampliará a competitividade da produção nacional no mercado internacional”, afirmou. Ele destaca ainda que a FIERO atua há anos na defesa de investimentos estruturantes como esse. “A abertura do mercado andino sempre foi uma agenda prioritária da federação. O porto de Chancay representa uma oportunidade concreta de tornar isso realidade”, acrescentou Thomé.


O gerente geral da Cosco Shipping Lines, estatal chinesa responsável pelo porto de Chancay, Luo Peijie, já esteve na FIERO para tratar de parcerias e identificar oportunidades de negócios. O porto é considerado uma nova rota estratégica para o comércio com a Ásia, e pode impulsionar produtos como soja, carne bovina, celulose e milho, principais itens exportados por Rondônia para o mercado chinês. Segundo dados do Observatório da Indústria de Rondônia, em 2023, as exportações do estado para a China somaram US$ 525 milhões, enquanto as importações chegaram a US$ 536 milhões.


A nova ferrovia deve partir da Bahia, atravessando Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, até chegar ao Peru. Projeções indicam que o tempo de transporte entre o Brasil e a Ásia pode cair de 40 para 28 dias, o que representa um ganho logístico expressivo.


Paralelamente, a concessão da BR-364, atualmente em processo de reestruturação, também integra o conjunto de investimentos que beneficiarão diretamente Rondônia. Com uma rodovia mais moderna e segura, o estado ganhará em mobilidade, segurança viária e atratividade para novos negócios.


A FIERO tem atuado ativamente na articulação de políticas públicas e parcerias que viabilizem melhorias estruturais para a indústria local. “A logística é o principal componente de custo para os nossos empresários. Reduzir o chamado Custo Brasil, com investimentos em infraestrutura e inovação, é uma bandeira histórica da FIERO. É por isso que celebramos com entusiasmo cada avanço nesse sentido”, concluiu Thomé.


O memorando foi assinado pela Infra S.A., vinculada ao Ministério dos Transportes, e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Econômico da China Railway, em cerimônia virtual realizada nesta segunda-feira, 7, com participação de autoridades brasileiras e representantes da embaixada da China.

Jornalista: Thais Rivero


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