SESI de Pimenta Bueno promove o Piquenique do Intervalo
FIERO recebe com entusiasmo a notícia da retomada do projeto ferrovia Brasil x Peru
A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) comemora a assinatura do memorando de entendimento entre Brasil e China para realização de estudos sobre um novo corredor ferroviário intercontinental. O projeto visa integrar os sistemas logísticos dos dois países e conectar o Brasil ao porto de Chancay, no Peru, ampliando o acesso ao mercado asiático, especialmente à China, com redução significativa de tempo e custos no transporte de cargas.
Porto Velho, por sua
localização estratégica, será um dos pontos de passagem desse corredor,
conectando modais rodoviário, ferroviário e hidroviário. Isso fortalece a
posição de Rondônia como um hub logístico capaz de impulsionar as exportações
brasileiras para o Pacífico.
Segundo o presidente da FIERO,
Marcelo Thomé, a iniciativa representa uma virada estratégica para o estado.
“Rondônia tem vocação natural para ser um corredor logístico do Brasil rumo ao
Pacífico. A ferrovia, passando pelo nosso estado, trará ganhos em
infraestrutura de transporte e ampliará a competitividade da produção nacional
no mercado internacional”, afirmou. Ele destaca ainda que a FIERO atua há anos
na defesa de investimentos estruturantes como esse. “A abertura do mercado
andino sempre foi uma agenda prioritária da federação. O porto de Chancay
representa uma oportunidade concreta de tornar isso realidade”, acrescentou
Thomé.
O gerente geral da Cosco
Shipping Lines, estatal chinesa responsável pelo porto de Chancay, Luo Peijie,
já esteve na FIERO para tratar de parcerias e identificar oportunidades de
negócios. O porto é considerado uma nova rota estratégica para o comércio com a
Ásia, e pode impulsionar produtos como soja, carne bovina, celulose e milho,
principais itens exportados por Rondônia para o mercado chinês. Segundo dados
do Observatório da Indústria de Rondônia, em 2023, as exportações do estado
para a China somaram US$ 525 milhões, enquanto as importações chegaram a US$
536 milhões.
A nova ferrovia deve partir da
Bahia, atravessando Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, até chegar ao Peru.
Projeções indicam que o tempo de transporte entre o Brasil e a Ásia pode cair
de 40 para 28 dias, o que representa um ganho logístico expressivo.
Paralelamente, a concessão da
BR-364, atualmente em processo de reestruturação, também integra o conjunto de
investimentos que beneficiarão diretamente Rondônia. Com uma rodovia mais
moderna e segura, o estado ganhará em mobilidade, segurança viária e atratividade
para novos negócios.
A FIERO tem atuado ativamente
na articulação de políticas públicas e parcerias que viabilizem melhorias
estruturais para a indústria local. “A logística é o principal componente de
custo para os nossos empresários. Reduzir o chamado Custo Brasil, com
investimentos em infraestrutura e inovação, é uma bandeira histórica da FIERO.
É por isso que celebramos com entusiasmo cada avanço nesse sentido”, concluiu
Thomé.
O memorando foi assinado pela
Infra S.A., vinculada ao Ministério dos Transportes, e pelo Instituto de
Pesquisa e Planejamento Econômico da China Railway, em cerimônia virtual
realizada nesta segunda-feira, 7, com participação de autoridades brasileiras e
representantes da embaixada da China.
Jornalista: Thais Rivero
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