IMPRENSA
14 de July de 2025 - 14h58

A- A A+

SESI de Cacoal volta às origens nos festejos "julinos"

A “Festa Julina De Volta às Origens” no colégio SESI de Cacoal foi celebrada para resgatar as tradições populares, cultura regional e a história das festividades juninas brasileiras, com comidas típicas, músicas, danças tradicionais e atividades lúdicas. A festa foi prestigiada por seus alunos, familiares e convidados, em um clima alegre e de muita cultura.


No evento, o SESI se transformou em um cenário que reviveu as raízes da festa “julina”, proporcionando uma experiência cultural rica em tradições caipiras. O tema do arraial enfatizou a valorização das manifestações artísticas brasileiras, como a quadrilha, músicas regionais e trajes típicos, aproximando os participantes da história da festa e da vida no campo-marca essencial da festividade.


Coordenada pela equipe pedagógica e professores e uma comissão de estudantes do Novo Ensino Médio (NEM), a festa mobilizou os alunos do Ensino Fundamental I e II e NEM, que entraram no clima festivo e se vestiram com trajes típicos e se envolveram em danças e brincadeiras tradicionais, o que promove a integração e fortalecimento da cultura local e escolar.


A professora Claudia Nepomuceno falou sobre a escolha da temática para compor a festa deste ano. “Com o tema “de volta às origens", nossa festa resgatou as danças típicas, os sabores da roça que fazem parte da nossa linda cultura. Como professora, sinto-me muito orgulhosa em fazer parte deste momento de grande envolvimento dos alunos, das famílias e de toda a equipe escolar. Esses momentos são preciosos, que proporcionam um espaço de encontros, aprendizado e inclusão”, comentou.


A pedagoga Marla Mendes expressou gratidão pela participação e empenho de todos que fizeram do evento um sucesso, ressaltando a união, alegria e colaboração que marcaram a festividade. “A participação ativa e o entusiasmo de cada um foram fundamentais para que essa celebração se tornasse um verdadeiro arraial de alegria e confraternização”, ressaltou.


“Cada risada, dança de quadrilha, prato típico servido e sorriso compartilhado serviu de fortalecimento dos vínculos de amizade entre nossos estudantes e a tradição que tanto valorizamos. A comemoração não teria sido possível sem o esforço coletivo e a dedicação de todos que acreditam na importância de manter viva a cultura e o espírito festivo da nossa comunidade”, complementou Marla.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Tarifaço agrava situação da indústria brasileira, sufocada por juros altos e aumento de custos

SESI de Pimenta Bueno promove o Piquenique do Intervalo

Compliance da FIERO compartilha boas práticas com representantes da SEPOG

Alunos do Colégio SESI de Pimenta Bueno recebem premiação da 19ª OBMEP 2024