IMPRENSA
04 de July de 2025 - 14h47

A- A A+

Troca de conhecimentos sobre bancada Smart 4.0 envolve Instrutores do SENAI de Ji-Paraná

Para o fortalecimento das práticas educacionais alinhadas à Indústria 4.0, instrutores do SENAI de Ji-Paraná participaram de uma ação técnica voltada à operação e ao entendimento da bancada Smart 4.0. O encontro marcou o início das atividades práticas com o equipamento, consolidando um novo ciclo de aprendizado aplicado à realidade da indústria moderna.


O objetivo principal da atividade foi promover uma troca de conhecimentos entre os profissionais da instituição, focando no aprimoramento técnico e na integração de novas tecnologias ao ensino. Durante a reunião, foram explorados recursos como os controladores lógicos programáveis (CLPs) das séries S7-1500 e S7-1200, utilizando o software TIA Portal.


Os instrutores também tiveram contato com a criação de interfaces homem-máquina (IHMs), recurso essencial para a interação eficaz entre operadores e máquinas na indústria. Além de revisarem fundamentos da automação industrial, como pneumática, sensores e atuadores, redes industriais e conceitos introdutórios de robótica. O encontro contou ainda com uma introdução ao software de programação dos robôs colaborativos da Universal Robots (UR), ampliando a finalidade das tecnologias abordadas.


Segundo o instrutor Anderson Felix, essa troca de conhecimento sobre a bancada Smart 4.0 é uma ferramenta importante para consolidar a inovação na região. “Nosso objetivo é adequar permanentemente as práticas de ensino às demandas da indústria local. A bancada Smart 4.0 é uma ferramenta estratégica para integrar inovação ao processo educacional e preparar nossos estudantes para os desafios concretos do ambiente produtivo”, destacou.


Para o instrutor Wanderson Maikon, participante do encontro, conhecer profundamente as funcionalidades da bancada Smart 4.0 é essencial para o futuro da educação técnica local. “Com esse conhecimento, podemos implementar processos educativos inovadores, capacitando nossos alunos para atuar de forma competitiva e à frente das exigências da indústria 4.0 em nossa região”, informou.


A gerente da unidade, Cintia Alves, ressaltou que a capacitação e o envolvimento direto dos instrutores e da equipe técnica do SENAI Ji-Paraná no aprofundamento do uso da bancada Smart 4.0, consolidará a aplicação prática de tecnologias industriais em sala de aula na preparação dos alunos para ambientes de produção cada vez mais automatizados.

Redação: estagiária Débora Costa da Silva

Supervisão: jornalista Andréa Machado Minuto


Mais notícias

SESI de Nova Mutum desenvolve atividade Lekto na aula de Geografia

SENAI de Ariquemes organiza visita técnica no Dia de Campo da Bovinocultura Leiteira

Durante palestra, Nova EJA do SESI de Porto Velho fala sobre as drogas e seus efeitos

SESI de Cacoal incentiva contato com a literatura clássica