IMPRENSA
08 de August de 2025 - 11h11

A- A A+

História do circo contribui para a prática da língua inglesa no SESI de Cacoal

A aula das turmas da 2ª Série do Novo Ensino Médio do SESI de Cacoal se transformou em uma manhã circense. O evento "A Arte do Mundo do Circo" foi desenvolvido nesta semana e criado para oferecer aos alunos uma experiência de aprendizado única e envolvente por meio do universo mágico das artes circenses. Em vez das atividades tradicionais de sala de aula, este projeto incentivou a criatividade, o trabalho em equipe e a exploração cultural tudo isso enquanto praticavam o inglês.

 

O objetivo deste trabalho, segundo a professora de Língua Inglesa, Karine Stecca Garcia, foi proporcionar aos alunos uma prática interdisciplinar e criativa, utilizando o idioma inglês como ferramenta de expressão e pesquisa. “A proposta foi explorar o universo do circo e da arte circense, incentivando o desenvolvimento de habilidades linguísticas, culturais e artísticas por meio de apresentações temáticas”, explicou a professora.

 

Karine acrescentou que a apresentação sobre a arte circense teve relevância, pois os alunos puderam aprimorar os termos relacionados ao circo em inglês, treinando assim a pronúncia, fluência e capacidade de apresentar ideias no idioma. “Eles pesquisaram e investigaram como o circo é representado em países de língua inglesa, como o Cirque du Soleil no Canadá, e suas tradições no Reino Unido ou EUA. Associar a arte e a linguagem torna o aprendizado muito mais dinâmico”, completou.

 

Conforme o aluno Arthur Barros de Carvalho Guedes da 2ª série B, essa apresentação sobre o circo foi bem interessante. “Foi um jeito totalmente diferente de aprender, bem mais divertido. A gente saiu daquele modelo tradicional de só ficar ouvindo e escrevendo, e pôde explorar algo criativo, fazer pesquisa, montar figurino, até apresentar um mini show. Trabalhar em grupo e se expressar assim foi muito legal. Aprendi muito, mas de um jeito leve e descontraído. Podia ter mais trabalhos assim”, afirmou.

 

Os demais alunos das turmas comentaram que a atividade proporcionou uma forma diferente de aprender o idioma, saindo da rotina acadêmica tradicional e tornar o aprendizado mais vivo. Além disto, eles tiveram a oportunidade de explorar a rica história e o valor artístico da cultura circense, permitindo que os alunos se expressassem por meio de performances, pesquisas e narrativas visuais, fortalecendo a confiança na fala em público e nas apresentações criativas.

Na dinâmica, os alunos foram divididos em grupos e apresentaram seu tema em inglês, com recursos visuais, falas ensaiadas e uma pequena exibição inspirada no circo, incluindo mímicas, acrobacias simples, números de mágica ou dramatizações.

 

Para a pedagoga da unidade Marla Mendes de Matos Cardoso, a atividade “The Art of the Circus World” trouxe desdobramentos importantes para o aprendizado dos alunos. “Ao explorar este universo de forma criativa e em inglês, os estudantes desenvolveram habilidades linguísticas, trabalharam em equipe, venceram a timidez e ampliaram seu repertório cultural. A proposta despertou o interesse pela arte, incentivou a expressão pessoal e promoveu reflexões sobre temas como ética e diversidade artística. Foi uma experiência enriquecedora que uniu conhecimento e diversão”, ressaltou.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Atleta do SESI de Cacoal conquista medalha de Ouro no JOER

Solenidade marca entrega do certificado do PSGE para a unidade SESI de Vilhena

Alunos do SESI de Pimenta Bueno plantam árvores frutíferas

SENAI de Nova Mutum Paraná forma a primeira turma do curso de operador de computador