IMPRENSA
01 de September de 2025 - 08h31

A- A A+

Colégio SESI de Cacoal realiza atividade “Arte Barroca: Oratórios” com alunos do 9º ano

A arte barroca, combinada com a oratória, foi trabalhada junto aos alunos do 9º ano do SESI de Cacoal. Organizada pela professora Simone Zuffi Pichek, a iniciativa buscou aproximar os estudantes da arte sacra do período colonial brasileiro, por meio da observação e interpretação dos oratórios, peças que marcaram a cultura barroca. Os participantes puderam analisar elementos visuais, simbólicos e históricos, ao mesmo tempo, em que produziram oratórios contemporâneos inspirados nesse estilo artístico.


Segundo a professora Simone Zuffi Pichek, a proposta possibilitou o contato com obras de grandes nomes da arte brasileira. “O objetivo desta aula foi apresentar aos alunos a arte sacra do período colonial com base na apreciação das obras dos artistas Aleijadinho e Mestre Ataíde, destacando as características e a importância desses artistas na história da Arte Brasileira. Com a dinâmica os alunos puderam pesquisar e usar a criatividade na produção dos oratórios no estilo Barroco”, explicou.


Para Simone, a experiência com a arte barroca possibilitou aos alunos ampliar a compreensão sobre o patrimônio cultural brasileiro, estimular a criatividade e refletir sobre espiritualidade e identidade cultural. “Essa atividade também contribuiu para a valorização dessa expressão artística e para o fortalecimento do diálogo coletivo na comunidade escolar”, enfatizou a professora.


O estudante Eduardo Muniz de Almeida destacou como a vivência foi significativa. “Achei o trabalho de oratória muito legal, principalmente porque falamos sobre religião. Foi uma oportunidade de refletir e entender melhor diferentes crenças. Esse tipo de atividade pode ajudar pessoas que estão afastadas da religião a pensarem sobre sua fé e talvez se reconectarem de alguma forma”, disse.


Mais notícias

Observatório da Indústria de Rondônia contribui para o planejamento estratégico da Rede Nacional de Observatórios

Projeto "Maleta da Leitura" do SESI de Porto Velho incentiva o hábito de ler em família

“O futuro dá medo?” retrata a saúde mental dos estudantes no SESI em Cacoal

Lei da Reciprocidade: CNI pede prudência e insistência no processo de negociações com os EUA