Maratonista Leandro Carlos compartilha trajetória com alunos SESI de Cacoal
Compreendendo as medidas de capacidade e massa no SESI de Porto Velho

No Colégio SESI de Porto Velho, as professoras Irinilde do Carmo e Priscila de Freitas, responsáveis pelas turmas do 3º ano A, B e C, conduziram uma aula diferenciada voltada para o estudo das medidas de capacidade e massa. A proposta incluiu a identificação das unidades mais presentes no cotidiano, como quilograma, grama, litro e mililitro, além da relação entre diferentes recipientes e suas capacidades.
Durante as aulas, foram
utilizados exemplos práticos e objetos do dia a dia, o que possibilitou a
comparação entre recipientes e a compreensão das diferenças entre as unidades
de medida. Os estudantes também tiveram a oportunidade de relacionar o conteúdo
às situações vivenciadas em casa e na escola.
A ação contemplou ainda
experiências com medidas de comprimento e altura, realizadas de maneira
participativa, por meio do uso de instrumentos como fitas métricas e réguas. O
exercício buscou ampliar a noção de grandezas e medidas, favorecendo a
comparação entre tamanhos, alturas e distâncias, além de estimular a observação
e o raciocínio lógico.
De acordo com a pedagoga
Alanna Couto, responsável pelo Fundamental I no SESI Porto Velho, é
gratificante acompanhar a capacidade criativa das professoras para ensinar a
matemática. “As crianças aprendem de forma prática e divertida. Trabalhar
conceitos de medidas no cotidiano torna o conhecimento mais significativo,
desperta a curiosidade e fortalece a autonomia dos alunos. O entusiasmo
demonstrado mostra que quando a aprendizagem é lúdica e contextualizada, o
resultado é muito mais efetivo, pois os estudantes levam esse aprendizado para
a vida”, salientou.
Jornalista: Andréa Machado
Minuto
Mais notícias
Independência do Brasil é lembrada em Ato Cívico no SENAI CEET Porto Velho
Professores do SESI Pimenta Bueno participam da formação “Vivências da Infância”
Dinâmica promove interação e aprendizado entre estudantes do SENAI Ariquemes