IMPRENSA
16 de September de 2025 - 09h27

A- A A+

Estudantes do SESI de Vilhena aplicam conhecimentos sobre educação financeira

Com objetivo de ampliar os conhecimentos sobre finanças pessoais, investimentos e economia, os estudantes do colégio SESI de Vilhena participaram da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF), realizada na última semana. Participaram aproximadamente 60 alunos, entre o 6º ano do Ensino Fundamental e a 3ª série do Novo Ensino Médio (NEM). As provas foram aplicadas nos últimos dias 9 e 10, sob a coordenação dos professores de Matemática Tatiane Carolina da Silva e Marcos Cesar Mucke.


Para a preparação, os participantes utilizaram materiais de estudo, simulados e videoaulas, que também foram disponibilizados às famílias. Esse conteúdo serviu como incentivo ao aprendizado e contribuiu para que, desde a fase escolar, os estudantes desenvolvam escolhas responsáveis.


Davi Lucas Dethling da Silva, da 1ª série do NEM, falou sobre a importância da introdução sobre educação financeira na escola. “Participei em 2024 e conquistei uma medalha de prata. Em 2025, tive novamente a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos sobre finanças, investimentos e planejamento do futuro. Foi um passo importante para a minha trajetória pessoal”, afirmou.


Já Rafael Matos Fiuza, também da 1ª série NEM, avaliou a participação como um desafio. “É a segunda vez que faço a prova. Na primeira tentativa, não consegui medalha e decidi tentar novamente. Educação financeira é um assunto indispensável para qualquer cidadão”, classificou o estudante.


A professora Tatiane ressaltou que a atividade serviu tanto para a competição quanto para a aplicação em sala de aula. “Os conteúdos foram trabalhados nas turmas da 1ª série do Novo Ensino Médio. Além disso, professores tiveram acesso à Jornada Financeira, curso com certificação que contribuiu para o desenvolvimento das aulas sobre o tema”, afirmou. O professor Marcos Mucke enfatizou a importância do incentivo sobre ter consciência sobre finanças. “Sempre encorajo meus estudantes a participarem, pois é uma vivência que pode ajudar na preparação para o futuro”, ponderou.


A pedagoga da unidade do SESI de Vilhena, Rosimeire Lobato Mischiatti destacou os impactos do processo das olimpíadas. “A OLITEF promoveu aprendizagem sobre gestão de recursos, organização financeira e investimentos, além de estimular reflexões sobre planejamento, consumo consciente, poupança e aplicação de recursos”, explicou. Agora, a comunidade escolar aguarda a divulgação dos resultados oficiais da competição.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Colégio SESI de Vilhena conquista, pelo terceiro ano, certificação internacional da Microsoft

Programa SEJA PRO+ do SESI impulsionará educação básica e qualificação industrial em RO

SESI de Cacoal trabalha as variações linguísticas com as turmas do 9º ano

Incra e Instituto Amazônia 21 firmam acordo para desenvolvimento sustentável em assentamentos de Rondônia