IMPRENSA
16 de October de 2025 - 10h17

A- A A+

Setor produtivo apresenta ações estratégicas em evento realizado pela CNI

O Papel do Setor Privado na agenda Climática, evento promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizado nesta quarta-feira, 15, contou com representantes do setor industrial, entre eles a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), e de entidades nacionais e regionais se reuniram para apresentar ações estratégicas voltadas à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada no próximo mês, em Belém (PA).


Durante a Sessão Especial 2 – Iniciativas do Setor Privado para os Objetivos da COP30, o debate enfatizou iniciativas em nível nacional, regional e estadual, além de abordar o plano do governo federal relacionado à Agenda de Ação da COP. A programação deste painel contou com a participação do presidente da FIERO, Marcelo Thomé, que também atua como vice-presidente da CNI e presidente do Instituto Amazônia+21 e da Sustainable Investments Facility, de Davi Bomtempo, superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, e Alex Carvalho, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA).


Marcelo Thomé foi um dos representantes da região Norte no debate e apresentou contribuições voltadas ao desempenho do setor industrial frente aos compromissos climáticos que serão debatidos durante a COP30. Ele ressaltou a importância de fortalecer a integração entre indústria, governos e sociedade civil para ampliar a efetividade das ações climáticas e de sustentabilidade, considerando as especificidades da Amazônia. “Este é um momento importante para apresentarmos as ações e compromissos que o setor industrial amazônico vem desenvolvendo para a construção de uma economia de baixo carbono, com foco em inovação, bioeconomia e infraestrutura sustentável”, afirmou.


O debate fez parte da programação preparatória para a conferência internacional, reunindo lideranças com o objetivo de alinhar iniciativas e estratégias que posicionem o setor privado como agente ativo na implementação de soluções sustentáveis e no alcance das metas estabelecidas pela Agenda de Ação da COP30.

Jornalista: Andréa Machado Minuto

Foto: CNI


Mais notícias

Colaboradores do SESI, SENAI e IEL de Ariquemes organizam doação de kits de higiene ao Hospital de Amor

Projeto Meu Dentinho do SESI leva atendimento odontológico gratuito para alunos de escolas públicas de Rondônia

Aluna do SESI de Cacoal representará Rondônia em concurso cultural do Sicoob Credip

SESI de Porto Velho e Nova Mutum Paraná realizam aula de transição para alunos que avançam de ciclo escolar