IMPRENSA
23 de September de 2021 - 07h31

A- A A+

Aumento da Selic tem impacto negativo no crescimento da economia, avalia CNI

O Banco Central põe em risco a recuperação econômica e aumenta a probabilidade de uma nova recessão, ao perseguir a meta de inflação para 2022 com aumentos expressivos da taxa básica de juros


A Confederação Nacional da Indústria (CNI) considera equivocada a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central do Brasil, de acelerar o ritmo de aumento da taxa básica de juros (Selic) para 1 ponto percentual.

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, lembra que nem o emprego nem a produção industrial retornaram aos níveis anteriores ao da pandemia de Covid-19, apesar dos sinais claros de retomada econômica. “Ao perseguir a meta de inflação do ano que vem com aumentos expressivos da Selic, o Banco Central põe em risco a recuperação econômica e aumenta a probabilidade de uma recessão no próximo ano", avalia Robson Braga de Andrade.

Na avaliação do setor industrial, a decisão por um quinto aumento expressivo da Selic é contrária a necessidade de estimular as condições de crédito para consumidores e empresas. A medida aumenta o custo do financiamento e desestimula a demanda em um momento em que muitas empresas ainda tentam sobreviver à crise desencadeada pela pandemia do coronavírus. 



Mais notícias

Presidente da FIERO participa do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia em Bogotá

Prejuízos do ‘Brasil Ilegal’ somaram em todo o país R$ 453,5 bilhões em 2022

47 por cento da população avalia sua qualidade de vida como boa ou ótima, aponta pesquisa da CNI

Brasil leva maior delegação para mundial de robótica nos EUA com 140 estudantes