30 de May de 2023 - 08h24

IEL-RO ministra palestra sobre Estágio na Indústria para acadêmicos da Uniron Sapiens

Como parte da programação do Ciclo de Palestras realizado pela faculdade Uniron Sapiens, as analistas de educação do Instituto Euvaldo Lodi de Rondônia (IEL-RO), Michele Correa de Souza e Thansey Constantino, ministraram palestra sobre o tema “Estágio na Indústria”, para 250 acadêmicos dos cursos das áreas da engenharia Elétrica, de Produção, da Computação e Sistemas de Informação.

Abrindo os trabalhos, as analistas falaram dos serviços prestados pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e seus braços operacionais, SESI, com educação básica, SENAI, na educação profissional e o IEL, com a educação executiva, recrutamento, estágio e consultoria.

Michele e Thansey abordaram o “Prêmio IEL de Estágio”, que possibilita a participação dos estagiários, no qual o IEL reconhece as grandes ideias de implementação de projetos inovadores com premiações nas etapas regional e nacional. Também falaram do Inova Talentos, que oportuniza às pessoas que finalizaram cursos de graduação, doutorado e mestrado, o ingresso como bolsista na indústria para desenvolver um projeto inovador.

De acordo com Thansey Constantino "o convite da Coordenação do Núcleo de Engenharias e Arquitetura, que tem à frente o professor e engenheiro Allan K. Gurgel do Amaral, nos deu a oportunidade de enfatizar às oportunidades que o IEL oferece aos estagiários, esclarecemos os direitos expostos na Lei n. º 11.788, a importância de realizar o cadastro no site do Sistema Nacional de Estágio – SNE - e mantê-lo atualizado para obter novas oportunidades de estágio em grandes órgãos e empresas que são conveniadas com o IEL-RO”, pontuou.

A analista Michele Correa de Souza ressaltou que é essencial pontuar a diferenciação das modalidades de estágio obrigatório e não obrigatório, pré-requisitos, formas de recrutamento e seleção, apresentação de relação de empresas e órgãos conveniados que contratam estagiários pelo IEL, demonstração de acesso ao portal do IEL e a importância de manter o cadastro atualizado.

“Para ser estagiário”, explicou a analista, “é necessário, como pré-requisito, que o estudante esteja regularmente matriculado e com frequência no curso de educação superior, profissional, de ensino médio, da educação especial, nos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da EJA”, disse Michele.

Ao final da apresentação, as analistas divulgaram os meios de comunicação com o IEL, como o portal, facebook, Instagram, e-mail iel.estagio@fiero.org.br, telefone (69) 3216-3402 e o endereço Rua Rui Barbosa, 1112 – Arigolândia - Porto Velho, CEP: 76801-186.

Segundo o gerente de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, é fundamental aos acadêmicos e futuros estagiários conhecerem o que é o IEL e o que a entidade faz. "O portfólio de serviços disponibilizados pelo Instituto comprova o alto grau de experiência, confiança e do trabalho muito bem-sucedido realizado com os estudantes pela nossa equipe composta por excelentes profissionais, que também passaram pelo período de estágio e hoje estão no mercado de trabalho", comentou.

Coelho finalizou lembrando que a iniciativa é pertinente, pois tem rendido novas parcerias e trazendo excelentes resultados.