19 de fevereiro de 2021 - 09h15

FIERO intermedia diálogo entre sindicatos da construção civil, engenheiros e Energisa

Representantes da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Rondônia e de Porto Velho e da Energisa se reuniram nesta quinta-feira, 18, para tratar sobre melhorias no processo de comunicação, análise e liberação de projetos de energia. A conversa entre os associados foi organizada pela FIERO em razão do interesse pela aprovação de projetos de geração solar integrados à rede elétrica, a chamada geração distribuída, e por novas ligações, inclusive porque os investimentos no estado aumentaram a oferta em áreas que não eram atendidas.

Na reunião, os participantes destacaram a necessidade de criar processos que agilizem a aprovação e a adequação dos projetos às normas do setor. O diretor da Energisa André Theobald recebeu as solicitações de engenheiros eletricistas para acelerar a análise dos projetos e afirmou que medidas nesse sentido estão em andamento.

Segundo Theobald, no fim de 2020, houve a migração de todos os sistemas da antiga Ceron para os mesmos que são usados pelas empresas do Grupo Energisa. “ O projeto de transformação, passa também por melhorias na qualidade do atendimento”, disse o presidente.

“Em virtude da pandemia, todos os nossos atendimentos são efetuados via e-mail e call center, mas trabalhamos para oferecer serviços mais ágeis e de qualidade aos nossos parceiros”, disse, lembrando que a migração permitiu lançar um aplicativo para celular e melhorar o atendimento via site e whatsapp, com uso de inteligência artificial, para onde foram transferidos vários processos.

Para o presidente da FIERO, Marcelo Thomé, a melhoria passa pela implantação de procedimentos eletrônicos tanto para o envio de documentos quanto para o apontamento de pendências nos projetos técnicos. “Através de um sistema que permita uma análise única de toda documentação enviada via sistema digital, torna o processo mais ágil, pois o pior que pode acontecer é que os processos fiquem paralisados por pendências técnicas”, ponderou Thomé, que intermediou o diálogo entre os vários associados.

Ao final da reunião, ficou pré-agendada uma apresentação de melhorias e avaliação da qualidade dos novos canais de comunicação e processos. Até lá, o presidente do Sinduscon Rondônia, Emerson Fidel Campos Araújo, os engenheiros eletricistas Ricardo Marok, Victor Oliveira e George Deny, e os gerentes da Energisa Alfredo João de Brito e Daniel Andrade de Santana, que participaram da reunião, continuarão dialogando com vistas a garantir a efetividade das ações. Além disso, a Energisa fará workshops para apresentar o processo e as regras do setor.