IMPRENSA
13 de July de 2021 - 14h22

A- A A+

Obras Públicas em Rondônia

União, estados e municípios atravessam, em maior ou menor escala, uma crise fiscal sem precedentes, que limita a capacidade de investimentos públicos.


A pandemia da Covid-19 veio acentuar ainda mais essa crise por conta do necessário direcionamento dos recursos públicos para a área da Saúde.


Esse quadro faz (ou deveria fazer) com que a Administração Pública aprimore a gestão dos investimentos, buscando a maior eficiência e os melhores resultados nas licitações para contratação de obras e serviços de Engenharia.


Desde a preparação dos editais – com projetos completos e orçamentos realistas -, passando pelos critérios de seleção das empresas (que devem garantir capacidade técnica e financeira), o respeito aos contratos e a segurança jurídica são fatores indispensáveis para contratantes, contratados e para a sociedade.


A melhor forma de garantir os melhores resultados é sem dúvida através do diálogo franco e construtivo entre as partes envolvidas: administração pública, empresas privadas e órgãos de controle. A todos eles interessa a entrega do empreendimento dentro dos prazos e da qualidade exigidas.


Visando estimular esse diálogo, a Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), junto com o  Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Rondônia (Sinduscon-RO), o Sindicato da Indústria da Construção Civil e do Mobiliário de Porto Velho (Sinduscon-PVH) e o Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de Rondônia  (Sinicon-RO), realizarão no próximo dia 20 de julho, terça-feira, às 14h30 (horário de Rondônia, corresponde às 15h30 horário de Brasília) o evento “O Labirinto das Obras Públicas”, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).


A experiência nos mostra que se tivermos critérios e metodologias bem definidas para resolvermos as diversas questões inerentes à contratação e execução das obras públicas, maiores as chances de superação de problemas e de sucesso nos empreendimentos.


É sobre isso que vamos falar no Labirinto das Obras Públicas no próximo dia 20.


Participe dessa iniciativa. Inscreva-se já!


Carlos Eduardo Lima Jorge é presidente da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC


Fonte: CBIC


Mais notícias

Nova edição da Sexta da Alegria movimenta o SESI de Pimenta Bueno

DR de Rondônia presente na Reunião Nacional de Gestores de Saúde e Segurança na Indústria

Presidente da FIERO participa da Semana de Sustentabilidade do BID Invest

SESI Lagoa promove nova edição do aulão preparatório para o ENEM