27 de August de 2021 - 16h42

FIERO apoia Prêmios Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente

A Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO) está trabalhando como parceiro da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC) na divulgação do Prêmio Professor Samuel Benchimol para que pesquisadores, técnicos e projetistas inscrevam e apresentem seus projetos para que a região tenha o maior número possível de participantes.

Uma das ações aconteceu nesta sexta-feira, 27, quando o curador do Prêmio, professor José Rincon Ferreira juntamente com os representantes da FIERO, o gerente de Tecnologia e Inovação SENAI-RO, José Rafael e da FIEAC e do Instituto Euvaldo Lodi do Acre, o superintendente Jorge Luiz Vila Nova, se reuniram com o presidente da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisas (Fapero), Paulo Haddad.

O encontro teve o objetivo de amealhar o apoio e a parceria da Fapero para a divulgação dos Prêmios Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente para os pesquisadores que fazem parte do banco de dados da entidade.

Paulo Haddad reconheceu a importância da iniciativa e confirmou o pedido para que a Fapero seja parceira do prêmio criado há 18 anos. Garantiu que todo material de divulgação será compartilhado com os pesquisadores que fazem parte do banco de dados da Fundação.

Para acelerar o ritmo da divulgação, professor Rincon solicitou ao presidente da Fapero, que ele grave um vídeo para postagem no site do Prêmio. “A criação deste prêmio é fundamental para fortalecer e incentivar pesquisadores”, disse Haddad.

Vila Nova falou que a Fieac está sediando edição 2020/2021 do Prêmio Samuel Benchimol e está acompanhando o curador dos prêmios, professor José Rincon nas visitas aos estados, neste esforço de mobilização de mais pessoas para divulgar os prêmios.

O coordenador de Tecnologia e Inovação do SENAI-RO, José Rafael, também confirmou apoio e lembrou que a FIERO vai sediar o evento em 2022. “O prêmio Professor Samuel Benchimol busca reconhecer iniciativas e trajetórias pioneiras da Amazônia e desvendar novos caminhos em prol do desenvolvimento sustentável da região e a FIERO reconhece a excelência do trabalho que o professor Rincon realiza há tantos anos”.

Conforme o professor Rincon, o período de inscrições para os Prêmios Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente - Edição 2020/2021, encerra dia 19 de setembro de 2021. Ao todo serão distribuídos R$ 180 mil nas diferentes categorias que irão premiar iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável e local da região. A entrega da premiação acontece dia 17 de dezembro deste ano. Todo o processo de inscrição, avaliação, julgamento e solenidade de premiação será online.

“É importante ressaltar que esses prêmios têm como principal objetivo o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, afirmou Rincon. “O Prêmio Professor Samuel Benchimol busca reconhecer iniciativas e trajetórias pioneiras à compreensão da Amazônia e desvendar novos caminhos em prol do desenvolvimento sustentável da região. Já o Prêmio do Banco da Amazônia pretende revelar o potencial de transformação da Região Amazônica por meio de conceitos e práticas de Economia Criativa, Economia Verde ou Agroecologia e Produção Orgânica.

O jornalista José Gadelha, assessor de Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também participou da reunião e falou da honra de ter sido convidado pelo professor Rincon, para integrar a equipe. “Conheço o desafio e um pouco das atribuições destes nobres guerreiros, que é a de levantar esta bandeira”.

As propostas podem ser apresentadas por pessoas de todas as ocupações, de qualquer parte do Brasil e do exterior, desde que estejam diretamente relacionadas formalmente com o desenvolvimento da Região Amazônica. Ficha de inscrição e outras informações estarão disponíveis no site: www.amazonia.ibict.br