IMPRENSA
17 de September de 2021 - 09h47

A- A A+

Especialista da CNI abre I Workshop de Relações com o Mercado

O gerente Executivo de Relações com o Mercado da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Paulo Henrique Batista Freitas, palestrante convidado para abrir o I Workshop de Relações com o Mercado da FIERO, realizado nesta quinta-feira, 16, via plataforma Teams, destacou a importância de as equipes de Mercado conhecerem os produtos disponibilizados pelo SESI, SENAI e IEL, porque terão as melhores argumentações quando conversarem com um cliente. 

Freitas falou da receita de serviços entre 2017 e 2020 e fez comparações entre as médias de variação entre alguns estados. “Não podemos olhar os resultados e justificar as dificuldades de cada regional. Observem os números, por exemplo, dos DRs do Amapá e Piauí, e comparem com os Rondônia”, pediu. 

Conforme o especialista, existem variados caminhos que as equipes de Relações com Mercado podem seguir. “Fazemos parte de uma rede e porque não ligar para as regionais que superaram as dificuldades e perguntar o que fizeram e o que se pode ser utilizado efetivamente em Rondônia com o objetivo de alavancar as receitas”. 

Ressaltou que telefonar é apenas uma das ações que podem ser feitas. Ele reconheceu o esforço de Rondônia, sabe que não está fácil, mas reiterou a existência de várias ações que podem ser adotadas para melhorar e virar o jogo quanto a queda das receitas.


Perguntas fundamentais


“Cada um de vocês”, disse Freitas, “precisa ter em mente algumas questões, que se resumem em perguntas fundamentais. “Quem é este cliente? Com quem vocês estão interagindo para fechar um negócio? O que este cliente está precisando? Onde você pode encontrar este cliente potencial? 

De acordo com o palestrante, “as mídias sociais como LinkedIn, Facebook, WhatsApp, Tik Tok, Instagram são ferramentas que mantém as pessoas conectadas, inclusive os clientes fazem parte desta rede, onde podemos pesquisar e estudar o que estas pessoas consomem. O mais importante, portanto, é buscar interagir com estes clientes e conhecer suas reais necessidades. Lembrem que 85 por cento do sucesso de uma venda depende do vendedor. Se fizerem as perguntas certas e souberem usar as ferramentas disponíveis, certamente, vocês alcançarão os objetivos”, afirmou.

No ponto de vista de Freitas, a pesquisa é importante, mas o maior segredo de um vendedor é saber fazer as perguntas certas. Seja claro, não faça rodeios, seja objetivo. Estude, use a neurociência, faça perguntas abertas, prepare suas estratégias e argumentos”, finalizou. 


Gestão de Segurança e Saúde da Indústria (SSI)


Com atuação na gestão da promoção de saúde nas organizações e gestão da inovação em saúde, o coordenador de Saúde e Segurança da Indústria (SSI) do SESI-RO, Victor Hugo Ribeiro, ainda na parte da manhã, ministrou palestra com o tema “Atualização das Normas Regulamentadoras”. 

Ribeiro começou dizendo que “precisamos aprofundar os conhecimentos sobre SSI e as Normas Regulamentadoras para apresentar ao cliente com abordagens distintas, pois atendemos uma gama de segmentos e às vezes somos recebidos pelo empresário, às vezes pelo especialista em Segurança no Trabalho, e os pontos de vista são diferentes”, explicou. 

Segundo Ribeiro, o melhor conceito de inovação é continuar fazendo o que fazíamos, mas de formas de diferentes. Também falou do plano estratégico SESI-SENAI-RO 2020/2024, focado em segurança e saúde na indústria integradas no trabalho para redução de riscos e custos. 

“A expectativa”, comentou o coordenador de Saúde e Segurança na Indústria do SESI-RO, “é que empresários e trabalhadores se conscientizem cada vez mais da importância da segurança no trabalho. As melhorias no ambiente laboral, gestão integrada, monitoramento em Saúde e Segurança no Trabalho (SST), envolvimento dos gestores e trabalhadores e boa comunicação vão contribuir para a redução dos riscos e na prevenção de acidentes. Por isso, é importante uma reflexão quanto ao nosso papel neste contexto de apresentar soluções para as empresas”, falou. 


Atualização das Normas Regulamentadoras 


Victor Hugo discorreu ainda sobre os temas público alvo e proposta de valor, o que são as Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho e as obrigações que estas NRs estabelecem sobre medidas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Segundo o coordenador, algumas NRs são burocráticas e pouco eficientes, desarticuladas entre si e dos padrões internacionais. Existem ainda conflitos entre normativos trabalhistas e previdenciários, elevado custo de implementação para as empresas, sem que isso necessariamente se reflita na redução de acidentes e gastos previdenciários. 

Ribeiro defende uma revisão para adequar as Normas Regulamentadoras aos padrões internacionais, principalmente a referência técnica da União Europeia. A proposta é que sejam adotados critérios mais diretivos e menos prescritivos estabelecendo conceitos de gestão com uma matriz clara de responsabilização exigindo precisão no uso da legislação e maior compartilhamento de informações. “A diminuição de itens redundantes e complexos vai contribuir para a desburocratização. Estabelecer normas claras e objetivas, reduzindo itens normativos visando simplificar a aplicação da lei”, argumentou. 


Incentivo e apoio 


Para o coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, “a participação das equipes de mercado neste workshop foi fundamental. Todos precisam estar atentos e pró ativos para a troca de experiências e o grau de conhecimentos que este encontro virtual proporcionou. Certamente, obtivemos êxito em nossos objetivos”.  







Mais notícias

SENAI-RO inicia consultorias pelo Programa Brasil Mais Produtivo

Representante da FIERO participa da 1ª reunião de 2024 do Conselho Temático de Assuntos Legislativos da CNI

Acabou a desculpa! SENAI tem mais de 8,3 mil vagas em vários cursos pelo Brasil

FIERO destaca aprovação de PL que beneficia setor produtivo