IMPRENSA
04 de November de 2021 - 09h06

A- A A+

Indicadores mostram desaceleração da indústria em setembro, avalia CNI

Emprego industrial ficou estagnado em relação ao mês anterior, faturamento caiu, utilização da capacidade instalada e rendimento médio do trabalhador seguem tendência de retração


Os Indicadores Industriais, mostram um cenário pior para indústria em setembro em relação a agosto deste ano.  O emprego da indústria de transformação, que cresceu a taxas elevadas nos últimos meses, desacelerou. O faturamento caiu 1,5%. A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) registrou a terceira queda seguida e o rendimento médio real segue tendência de retração.

O gerente de Análise Econômica, Marcelo Azevedo, destaca que o resultado de setembro reforça a perda de dinamismo do emprego industrial. “O emprego vinha crescendo de forma intensa e contínua, já havia perdido ritmo em agosto e, em setembro, interrompeu a sequência de 13 meses consecutivos de altas”, explica. 

Os dados mostram uma desaceleração no crescimento da indústria nesse terceiro trimestre. Esse quadro é resultado da alta de juros, da inflação, da falta de insumos e da crise hídrica. “A economia continua em trajetória de normalização com o avanço da vacinação. A indústria poderia estar em melhor momento, mas essa série de problemas traz insegurança e trava a atividade”, explica o economista.



Mais notícias

Produção industrial retoma o crescimento e emprego segue em alta, aponta CNI

SESI Lab abre visitas noturnas para alunos da EJA e universitários

Presidente da FIERO participa do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia em Bogotá

Prejuízos do ‘Brasil Ilegal’ somaram em todo o país R$ 453,5 bilhões em 2022