IMPRENSA
13 de May de 2022 - 08h38

A- A A+

Alunos do Novo Ensino Médio do SESI-SENAI-IEL de Cacoal participam de aula prática de combate a incêndio

Da sala de aula para o enfrentamento da situação de incêndio. Essa foi a vivência que os alunos do Novo Ensino Médio da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal, tiveram durante a aula prática ministrada pelo bombeiro civil Esdras Rodrigues, que ali esteve atendendo convite da gerência da escola.

Sob a orientação da professora Elhda Rodrigues Pereira de Melo, alunos da 2ª série do Novo Ensino Médio – Itinerário Ciências da Natureza participaram de aula prática como parte das medidas que visam evitar acidentes de trabalho, na escola e também em casa.

O bombeiro civil Rodrigues destacou a importância da aula prática, cujo objetivo é orientar os estudantes nas questões de segurança envolvendo fogo. “Por isso, no enfrentamento real, preparamos uma simulação de incêndio no estacionamento da unidade propiciando aos alunos o exercício prático de combate ao fogo com demonstração de como são os movimentos para o combate às chamas”, explicou.

Antes da prática, o bombeiro abordou em sala os tipos de materiais e quais os extintores indicados para cada tipo de incêndio, conforme a classificação da Normas Brasileiras (NBR). Por meio de audiovisual, o bombeiro demonstrou como o fogo se propaga dentro de um ambiente e como o ar quente e frio se deslocam no local do sinistro.

“Por meio da aula prática foi possível verificar como os alunos conduziriam uma situação de risco. Dessa forma, foi realizada uma simulação de como agir em caso de vazamento de gás e combate a incêndio, utilizando extintores certos para cada situação. Além de realizar os primeiros socorros às vítimas”, afirmou a professora Elhda.

Para a aluna Pamela Larissa “a aula prática foi muito interessante e gratificante, adquirimos novos conhecimentos e novas experiências, além de descobrir elementos químicos presentes nos extintores Aprendendo na prática como é o combate ao incêndio nos capacita a ajudar, caso ocorro um sinistro”, disse.

“Foi ótimo e interessante aprendi muito com a aula prática, descobri coisas que eu não sabia e que estavam tão próximas de mim. As orientações e técnicas são fundamentais, até mesmo para ajudar e facilitar o trabalho do Corpo de Bombeiros”, disse o aluno Lucas Henrique.

De acordo com a coordenadora de Educação Rosiani Módolo, a prática facilita o processo de ensino aprendizagem dos estudantes. “Aprender vai além das quatro paredes da sala de aula, por isso a metodologia SESI proporciona para as estudantes atividades práticas”, comentou.

Segundo Rosiani a metodologia SESI busca desenvolver as atividades com teoria e prática, colocando o estudante em contato com o fazer e assim eles desenvolvem as habilidades previstas na disciplina de química. “Pensando em proporcionar aos estudantes a vivência com um profissional da área, a escola convidou um bombeiro civil para realizar a aula prática com o objetivo de mostrar para os alunos os componentes químicos presentes nos extintores e quais os procedimentos para o manuseio com segurança”, pontuou a coordenadora.

 


Mais notícias

Curso para professores de inglês tem mais de 600 vagas e inscrições gratuitas até 16 de janeiro

Roda de conversa na FIERO fala sobre prevenção do câncer de mama

SESI e SENAI apresentam portfólio em evento da Base Aérea

SESI-SENAI de Ji-Paraná e Jaru realiza live sobre os cuidados com a saúde mental