IMPRENSA
28 de September de 2022 - 07h29

A- A A+

7 propostas da indústria para aumentar o PIB e o emprego no próximo governo

Elas fazem parte de um conjunto de cinco estudos da CNI, para melhorar o ambiente de negócios, que foram entregues aos presidenciáveis. O trabalho busca ampliar a competitividade e o crescimento do país

 

O problema central da economia brasileira é que o Brasil cresce pouco e intercala três ou quatro anos de expansão com recessão. Estudos da Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontam que, sem crescimento econômico, é cada vez mais difícil reduzir o número de pessoas que vive abaixo da linha de pobreza e garantir condições dignas de vida para a população mais pobre. O fraco desempenho da economia brasileira não é um fenômeno recente: entre 1980 e 2019, o PIB per capita brasileiro cresceu, em média, apenas 0,93% ao ano.

 

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, afirma que países pobres são pobres não porque crescem mais devagar, mas por terem mais episódios de crescimento negativo. “Reafirmamos a necessidade de a economia nacional voltar a crescer de forma vigorosa e sustentada, e criar oportunidades de trabalho para os milhões de desempregados, além de elevar a renda e a qualidade de vida da população. Trata-se de uma tarefa de grandes proporções, que precisa ser enfrentada com muita determinação, liderança política e capacidade de negociação”, diz.

 

Relatório da consultoria McKinsey sobre 18 economias, que tiveram o desempenho econômico extraordinário nas últimas décadas, mostra que 1 bilhão de pessoas saíram da extrema pobreza entre 1990 e 2013. Foram 731 milhões na China, 168 milhões na Índia e 158 milhões nos demais países.

 

Os estudos integram as Propostas da Indústria para as Eleições 2022, que a CNI entregou aos pré-candidatos à Presidência da República.

 

1. Reforma tributária: aprovar Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 110

 

A PEC contempla a substituição dos principais tributos incidentes sobre o consumo por um Imposto sobre o Valor Adicionado (IVA) modelo de tributação utilizado em mais de 170 países. Estudo da Universidade Federal de Minas Gerais prevê um aumento de 7,5% nos empregos nos anos seguintes à reforma.

 

2. Equilíbrio dos gastos públicos e a controle da inflação

 

A confiança de que a economia brasileira será mantida em bases sólidas, sem interferências que colocam sua estabilidade em risco, é essencial para a decisão de investimento e, por consequência, para o crescimento econômico.

 

3. Manter e fortalecer teto de gastos

 

Lei de Responsabilidade Fiscal, resultado primário, regra de ouro e o Teto de Gastos precisam ser mantidos para controlar a trajetória de dívida pública e tornar os gastos do governo mais eficientes. Retrocessos nas regras fiscais levariam à desvalorização do Real, e consequentemente, ao aumento da inflação e da taxa de juros. Os efeitos são nocivos para a economia e, sobretudo, para os brasileiros.

4. Renovar até 2028 os incentivos fiscais para regiões menos desenvolvidas

 

A Medida Provisória nº 2.199-14/2001 promoveu o aumento de investimentos nas áreas de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Superintendência Desenvolvimento Amazônia (Sudam) com incentivos fiscais de redução de 75% do IRPJ. O prazo termina em 31/12/2023 e a CNI propõe que seja ampliado até 2028, para desenvolver uma indústria dinâmica nas regiões mais pobres.

 

5. Reduzir a tributação das empresas de 35% para patamar abaixo da média de 23% da OCDE

 

O Brasil precisa aperfeiçoar e harmonizar suas regras de tributação da renda das empresas com os padrões internacionais e com as práticas tributárias da OCDE e do G7. A convergência, além de recomendável e necessária para a economia brasileira, passou necessária diante do pedido de acessão à OCDE

 

6. Ampliar e reduzir o custo do crédito bancário

 

As micro e pequenas empresas respondem por apenas por 18% das carteiras de crédito de instituições financeiras, enquanto as de médio porte representavam 24%. As grandes, por sua vez, eram responsáveis por 58% do crédito tomado, segundo dados do Banco Central. Assim é essencial reduzir os custos tributários e administrativos sobre a intermediação financeira, estimular a concorrência entre as instituições financeiras, reduzir assimetrias informacionais entre emprestadores e tomadores, facilitar o acesso das empresas ao sistema de garantias e aumentar a segurança jurídica dos contratos de financiamento.

 

7. Aumentar o financiamento não bancário:

 

Atualizar e aprimorar a regulação com a simplificação de normas e procedimentos, desenvolver um arcabouço regulatório específico para abertura de capital de empresas menores, fomentar o desenvolvimento de fintechs, e garantir a atuação do Estado no mercado de capitais, seja no papel de coordenador da criação de ativos financeiros, seja por meio do BNDES.


Mais notícias

Brasil leva maior delegação para mundial de robótica nos EUA com 140 estudantes

43 por cento dos brasileiros dizem que saúde pública deve ser prioridade do governo

SESI Lab comemora 64 anos de Brasília com entrada gratuita

Leilão de trecho BH-Juiz de Fora da BR-040 é passo importante para o setor rodoviário, avalia CNI