IMPRENSA
27 de March de 2024 - 17h13

A- A A+

FIERO apoia e parabeniza decreto que visa incremento na oferta de voos para Rondônia

A perspectiva de aumento da oferta voos por parte das companhias aéreas para atender o estado de Rondônia foi vista como positiva pela Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO), pois significa que a regularidade da malha viária pode incrementar os negócios, pois atualmente, os voos estão cada vez mais escassos e com valores exorbitantes. Além do mais, o aeroporto internacional Jorge Teixeira de Oliveira passa por reformas para melhor atender seus usuários.


O decreto nº 28.989, de 21 de março de 2024, assinado pelo governador Marcos Rocha, alterou o dispositivo no regulamento do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) para facilitar a operacionalidade das companhias aéreas. Em contrapartida, as companhias deverão oferecer voos diretos e regulares, com frequência mínima de 14 voos semanais, saindo de Porto Velho, para ter direito ao desconto de ICMS na compra de combustível de aviação. E espera-se brevemente o anúncio de novos voos que contemplem as demais cidades rondonienses.


Desde o segundo semestre do ano passado, as companhias começaram um processo de redução da frequência dos voos para Rondônia, o que ocasionou aumento da tarifa, sendo umas das maiores praticadas em todo o Brasil, conforme informações da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV). Além do mais, acabou dificultando e até inviabilizando novos investimentos em Rondônia.


No ponto de vista do presidente da FIERO, Marcelo Thomé, a demanda por voos a partir das cidades rondonienses é crescente em razão do aumento de investimentos feitos em todo estado, em especial nas atividades agropecuária e grãos. “Esse incentivo demonstra a sensibilidade por parte do governo em querer restabelecer novas rotas por um valor mais atrativo aos que desejam fazer negócios em nosso estado”, afirmou.


Thomé elogia a visão do governador Marcos Rocha acrescentando que esse incentivo reduzirá o tempo de deslocamento, facilitando a logística interna pela via aérea com os demais estados e demais cidades de Rondônia. “Além dos negócios essa regularidade e aumento de voos, atenderá o direito de ir e vir dos passageiros, inclusive daqueles que necessitam se deslocar por questões de saúde”, enfatizou.


Mais notícias

FIERO marca presença na 3ª Reunião Ordinária do COMPEM

60 por cento das indústrias apontam carga tributária como fator de maior impacto na conta de luz, diz CNI

Gerência de Cacoal do SESI-SENAI apresenta os serviços e soluções para a nova diretoria do SIMAROM

Prédio do SESI e SENAI de Ariquemes está com instalações revitalizadas