30 de April de 2024 - 11h50

SENAI-RO e SEAS promovem aula inaugural do Programa Vencer

Transformar vidas por meio da educação profissional. É com esse propósito que foi realizada a aula inaugural do Programa Vencer, parceria entre a Secretaria de Estado de Ação Social e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), ocorrida nesta segunda-feira, 29, no Centro de Convenções Soraia Vilela, nas dependências do complexo SESI-SENAI – Lagoa, em Porto Velho, e que contou com o corpo diretivo da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO) e SENAI, e da secretária da SEAS, Luana Rocha.

Representando o presidente da FIERO, Marcelo Thomé, a vice-presidente de Assuntos da Micro e Pequena Indústrias e conselheira do SENAI, Cida Mourão, afirmou que a educação é, sem sombra de dúvidas, a chave para a transformação social e o progresso de um povo. “É mediante dela que construímos indivíduos autônomos, críticos e engajados na construção de uma sociedade mais justa e próspera”, falou.

Acrescentou ao celebrar a feliz oportunidade, que se abre para cada um dos alunos de trilharem um caminho de aprendizado, crescimento e desenvolvimento profissional. “Por meio desta iniciativa, o Governo do Estado juntamente com o SENAI, demonstra seus compromissos em promover educação profissional de qualidade e acessível para os rondonienses que mais necessitam”, pontuou Cida Mourão.

A secretária Luana Rocha ressaltou que o início das aulas do Programa Vencer era motivo de realização, não só do governo, mas para aqueles que se inscreveram nos cursos, pois se trata de uma nova oportunidade para o crescimento pessoal e profissional. “É um momento de transformação e vocês têm no SENAI um grande parceiro. Aproveitem o aprendizado”, disse.

Luana Rocha enfatizou que no decorrer de 12 meses, os participantes receberão um auxílio no valor de R$ 200, e ao final do curso, cada um terá direito a um kit profissionalizante para iniciar as novas atividades, no mercado de trabalho. “Desejo sucesso em suas carreiras, seja em uma empresa ou como empreendedor”, declarou.

O SENAI deve entregar ao mercado de trabalho aproximadamente de seis mil profissionais, divididos em 227 turmas, abrangendo todo o Estado. São ofertados cursos nos segmentos de alimentos e bebidas, automotiva, construção civil, energia, madeira e mobiliário, metalmecânica, refrigeração e climatização e vestuário, com duração que variam de 160 a 240 horas. Ainda existem vagas para os interessados, que podem se inscrever pelo endereço do Programa Vencer. A idade mínima é de 16 anos,  e o candidato deve ter cadastro no CadÚnico do Governo Federal, possuir renda per capita familiar de até um salário mínimo.

Prestigiaram o evento o vice-presidente de assuntos sociais da FIERO, José Balbino Nascimento, o conselheiro do SESI e SENAI, Antônio Acácio Moraes do Amaral, presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado de Rondônia (Sinduscon-RO) e conselheiro suplente do SENAI, Ricardo Moreira dos Santos, o superintendente da FIERO, Gilberto Baptista, os gerentes de Educação Básica e Profissional, Jair Coelho e das unidades, SESI SENAI e IEL Lagoa, Juliane Loubach e do SENAI CETEM, Cleber Santos, da coordenadora de Relações com o Mercado, Juliana Mascarenhas e da consultora de negócios, Marcilani de Oliveira.

Show Room

Também no Centro de Convenções Soraia Vilela, os alunos do Programa Vencer e convidados da solenidade da aula inaugural puderam conferir o que há de mais moderno em unidades móveis e kits didáticos que o SENAI oferece em seus cursos.

Os alunos do Novo Ensino Médio do SESI-SENAI e que compõem a equipe de robótica Nimble, Maria Clara Freire Di Domênico, Maria Clara de Souza Sarmento, Victor dos Santos Nunes, Caroline Pereira e Arthur Falcão, apresentaram à secretária da SEAS, os protótipos dos carros de Fórmula 1. Eles participaram no início do ano do torneio de robótica, na modalidade F1 in Schools.

Luana Rocha também conferiu as unidades móveis do SENAI da parte de madeira e mobiliário e conversou com os instrutores de mecânica de motocicleta, veículos leves, refrigeração e vestuário.