IMPRENSA
28 de August de 2024 - 14h34

A- A A+

SENAI-RO recebe homenagem do Exército Brasileiro

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) foi homenageado pelo Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro em reconhecimento à parceria de sucesso com a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, que culminou na conquista do título de melhor gestão do Projeto Soldado Cidadão pelo Comando Militar da Amazônia.


A entrega da honraria aconteceu na unidade SENAI-CETEM, em Porto Velho, e contou com a presença do coronel Paulo de Tarso Cordovil Correa dos Santos, coordenador nacional do Projeto Soldado Cidadão, do capitão Levy Wan Burk Filho, coordenador da Guarnição do Exército em Porto Velho, e do coronel Luciney Pereira Brito, coordenador do Comando Militar da Amazônia. Eles foram recebidos pelo gerente do SENAI-CETEM, Cleber Melo Santos, pelo gerente de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL, Jair Coelho, e pela consultora de Negócios, Marcilani Araújo de Oliveira.


Durante a cerimônia, Cleber Melo apresentou números impressionantes de alunos que se formaram em Rondônia através do Projeto Soldado Cidadão, destacando que muitos deles já estão integrados ao mercado de trabalho. O coronel Paulo de Tarso ressaltou a importância da parceria com o SENAI, não só em Rondônia, mas em todo o país, enfatizando que os cursos oferecidos são fundamentais para a rápida colocação dos soldados que deixam o Exército. "Esses cursos são valiosos para nossos soldados que estão deixando o Exército. A maioria, por serem esforçados e interessados, se colocam no mercado rapidamente.", afirmou.


Jair Coelho elogiou a iniciativa do Ministério da Defesa, que ao longo das décadas, tem promovido cidadania através da educação profissional. "É uma honra para o SENAI de Rondônia ser reconhecido como destaque na gestão do Projeto Soldado Cidadão, entre todos os estados parceiros da Região Norte do Brasil.", destacou.


Segundo o capitão Levy, a parceria entre o Exército e o SENAI-RO resultou na formação de 380 soldados em 2023. "Neste ano, já temos 146 soldados matriculados em diversos cursos técnicos e de qualificação profissional, sendo que quatro deles já se formaram no primeiro semestre.", explicou.


Após a reunião, os representantes do Exército visitaram as instalações do SENAI-CETEM e ficaram impressionados com os equipamentos de ponta utilizados pelos alunos. "O SENAI realmente prima pela excelência e, sem dúvida, é um dos nossos melhores parceiros na qualificação dos nossos soldados.", reafirmou o coronel Paulo de Tarso.


A parceria entre o SENAI-RO e o Exército Brasileiro reforça o compromisso do SENAI em proporcionar uma educação profissional de qualidade, que não só capacita os jovens, mas também contribui significativamente para o desenvolvimento social e econômico da região.

 

Soldado Cidadão


Lançado em 2003 pelo Ministério de Emprego e Formação Profissional, em parceria com o Ministério da Defesa Nacional e instituições de ensino, o programa Soldado Cidadão visa oferecer qualificação profissional aos jovens que servem nas Forças Armadas e possibilitar melhores condições para o ingresso no mercado de trabalho após a desincorporação do serviço militar obrigatório.

 

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

FIERO mobiliza setores de Rondônia para enfrentamento das queimadas

Aula de História ganha paródia no SESI de Pimenta Bueno

FIERO recebe representantes do Comitê de Jovens Empreendedores da FIESP

Júri simulado faz parte de aula de Linguagens e suas Tecnologias no SESI de Vilhena