IMPRENSA
04 de September de 2024 - 15h23

A- A A+

Programa da FIERO-SENAI ajuda indústrias a enfrentar o aumento da tarifa vermelha com eficiência energética

Com a recente adoção da tarifa vermelha, devido à estiagem prolongada, o custo da energia elétrica aumentou significativamente, afetando tanto os consumidores quanto as indústrias. Esse acréscimo médio de R$ 7 a cada 100 quilowatts-hora representa um desafio extra para as empresas, especialmente as micro e pequenas indústrias, que podem ver sua competitividade severamente comprometida.

 

Para ajudar a mitigar os impactos deste cenário, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) e a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) ofertam uma consultoria de 24 horas por meio do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (PROCOMPI). O objetivo do programa é melhorar a eficiência energética das indústrias, oferecendo diagnósticos detalhados e planejamentos personalizados que ajudam a reduzir custos e otimizar o consumo de energia.


Em Porto Velho, diversas micro e pequenas indústrias já estão sendo beneficiadas pelo PROCOMPI. As consultorias do SENAI podem incluir o uso de medidores inteligentes para monitorar o consumo de energia em tempo real, treinamento em gestão de energia, sustentabilidade e adoção de tecnologias limpas. As empresas participantes estão sendo capacitadas para implementar soluções digitais, como sensores inteligentes e sistemas de automação para otimizar uso de energia. Essas medidas são essenciais para reduzir os custos operacionais e contribuir para um futuro mais sustentável.


Empresas interessadas em participar do programa podem entrar em contato diretamente pelo número (69) 98448.6288.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

SENAI de Ariquemes leva alunos de Técnico de Edificações para visita técnica em uma construção

Libras é tema de entrevista na Unidade do SESI de Cacoal

IEL-RO presente no Projeto IEL de Talentos no Ceará

Compliance da FIERO promove Oficina de Gestão de Riscos na Casa da Indústria