IMPRENSA
04 de September de 2024 - 15h23

A- A A+

Programa da FIERO-SENAI ajuda indústrias a enfrentar o aumento da tarifa vermelha com eficiência energética

Com a recente adoção da tarifa vermelha, devido à estiagem prolongada, o custo da energia elétrica aumentou significativamente, afetando tanto os consumidores quanto as indústrias. Esse acréscimo médio de R$ 7 a cada 100 quilowatts-hora representa um desafio extra para as empresas, especialmente as micro e pequenas indústrias, que podem ver sua competitividade severamente comprometida.

 

Para ajudar a mitigar os impactos deste cenário, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) e a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) ofertam uma consultoria de 24 horas por meio do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (PROCOMPI). O objetivo do programa é melhorar a eficiência energética das indústrias, oferecendo diagnósticos detalhados e planejamentos personalizados que ajudam a reduzir custos e otimizar o consumo de energia.


Em Porto Velho, diversas micro e pequenas indústrias já estão sendo beneficiadas pelo PROCOMPI. As consultorias do SENAI podem incluir o uso de medidores inteligentes para monitorar o consumo de energia em tempo real, treinamento em gestão de energia, sustentabilidade e adoção de tecnologias limpas. As empresas participantes estão sendo capacitadas para implementar soluções digitais, como sensores inteligentes e sistemas de automação para otimizar uso de energia. Essas medidas são essenciais para reduzir os custos operacionais e contribuir para um futuro mais sustentável.


Empresas interessadas em participar do programa podem entrar em contato diretamente pelo número (69) 98448.6288.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

SENAI-RO expande atuação com consultorias em tecnologia para construção no Amapá

Aula prática de Ciências aproxima alunos da Astronomia

Colégio SESI de Vilhena conquista, pelo terceiro ano, certificação internacional da Microsoft

Estudantes do SESI de Vilhena aplicam conhecimentos sobre educação financeira