IMPRENSA
12 de May de 2025 - 08h35

A- A A+

Nimble, do SESI de Porto Velho, intensifica treinos para se destacar em Portugal

Com a proximidade da competição de Robótica na cidade de Fafe, em Portugal, a equipe Nimble, do SESI de Porto Velho, segue sua rotina de treinos e trabalha nas melhorias do carro que será levado para a competição internacional. Os integrantes administram seus horários de aula pela manhã, e se dedicam à preparação para o torneio no período da tarde. Os treinos e reuniões ocorrem na sala da Robótica, nas dependências da escola, e como preparação, o time utiliza o material que já apresentamos neste ano, realizando as melhorias indicadas pelos juízes durante o nacional.


Para este torneio F1 Schcools em Portugal, a equipe será composta pelos mesmos integrantes que participaram do campeonato de Robótica, em Brasília, este ano, integrada por Caroline Pereira, Maria Clara de Souza Sarmento, Maria Clara Freire Di Domênico, Caio Vinícius Silva Ferraz, Victor dos Santos Nunes e Arthur Falcão da Vera Cruz, sob o comando dos técnicos, Allan Robson Oliveira dos Santos, professor de Robótica e Ciências da Natureza e da gerente da unidade Juliane Loubach Sordino.


Os técnicos decidiram que não haveria alteração na equipe, em razão do curto tempo de treinos e por eles já estarem entrosados e sabedores de todos os pontos em que precisam trabalhar para se apresentar com excelência.


Nesta sexta-feira, 9, ocorreu a reunião de alinhamento do torneio, que contou com a participação do técnico Allan Santos. Ele confirmou a participação de 22 equipes nesta edição portuguesa, sendo duas delas, brasileiras e foram esclarecidas todas as dúvidas quanto à competição.


Segundo o técnico Allan, as provas em Fafe possuem os mesmos quesitos da etapa nacional, ou seja, os mesmos sete quesitos, que vai do escrutínio, quando é verificado se o carro está dentro das regras e parâmetros da competição, pontuando nas demais categorias, como a engenharia, gestão do projeto, que engloba o planejamento e controle do grupo, empreendimento, que avalia a identidade visual, a apresentação do carro e os patrocinadores. “Seguindo as avaliações, os competidores fazem a apresentação verbal aos juízes, oportunidade para apresentar a trajetória da equipe, o aprendizado durante os treinos, e por fim, a corrida, quando é medida a performance do carro”, explicou.


Assim como foi na etapa nacional, a Nimble conta com as orientações do técnico especializado do SENAI-RO, Caio Mateus Silva Ferreira, que vem trabalhando junto aos integrantes com a impressora 3D na usinagem, programação e nivelamento dos carros para a competição. Segundo o técnico Allan, toda a produção do carro da equipe é desenvolvida no próprio SESI, sem qualquer auxílio externo.


Os integrantes (técnicos e competidores) creditaram à colaboração de Ferreira pelo desempenho atingido pelo carro no torneio de Brasília, que acabou como o carro mais rápido entre os demais competidores. “Estamos confiantes de que repetiremos o bom desempenho deste ano e teremos a oportunidade de trocar valiosas experiências, fortalecendo parcerias importantes”, afirmou o técnico Allan Santos.


Conforme a gerente da unidade, Juliane Loubach Sordino, a Nimble já tem alguns patrocinadores, mas estão em busca de novas adesões para que eles possam aprimorar ainda mais sua performance. Ela ressaltou que a participação da equipe no Campeonato Nacional da F1 in Schools em Portugal, é uma oportunidade que amplia os horizontes e premia o trabalho de todas as equipes que passarem pela Nimble, desde 2019.


Juliane aproveitou para agradecer à Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), ao presidente Marcelo Thomé, ao superintendente do SESI, Alex Santiago, e a todos os colaboradores que acreditaram no nosso potencial e viabilizaram essa conquista por meio do apoio essencial para a concretização da viagem, que com certeza, trará bons frutos para a equipe de robótica de Porto Velho.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

SESI de Porto Velho e Nova Mutum preparam homenagem às mães

FIERO e SEBRAE-RO estreitam laços para iniciativas conjuntas ainda este ano

SESI de Porto Velho forma nova turma da Nova EJA

SESI de Pimenta Bueno celebra o Dia das Mães com homenagens emocionantes