IMPRENSA
31 de July de 2025 - 09h48

A- A A+

Durante evento, SENAI-RO promove lançamento 1º Prêmio FIERO-SEBRAE de Inovação Industrial

A 3ª edição do Workshop Potencial da Inovação na Indústria, de iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (FAPERO), reuniu diversos integrantes que trataram sobre assuntos ligados à inovação no setor industrial. Organizado pela gerência de Soluções em Tecnologia e Inovação do SENAI (STI), o evento foi realizado no Salão de Convenções da Casa da Indústria, em Porto Velho, das 9h às 18h e marcou o lançamento do 1º Prêmio FIERO-SEBRAE de Inovação Industrial.


Na abertura do evento, o gerente de STI José Rafael Lopes, destacou a importância da iniciativa como oportunidade para promover a integração entre indústria, academia e o ecossistema local de inovação para dialogar e fomentar soluções inovadoras que agreguem valor aos processos produtivos e impulsionem a transformação industrial em Rondônia. Tamém participaram da abertura o gerente de Educação Básica e Profissional do SESI, SENAI e IEL, Jair Coelho, o presidente da FAPERO, Paulo Haddad e o diretor administrativo do SEBRAE-RO, Edson Lemos.


O workshop contou com a participação de representantes de empresas, startups, universidades, centros de pesquisa e instituições públicas em um ambiente colaborativo para compartilhar experiências, apresentar cases de sucesso de inovação em Rondônia e fortalecer a cultura da inovação no setor produtivo regional, além de palestras com especialistas da área.

 

“Para isso convidamos empresários e industriais, startups e empreendedores, pesquisadores e estudantes, profissionais de instituições de ciência e tecnologia e gestores públicos e agentes de desenvolvimento para dialogar sobre soluções em inovação que impulsionem o desenvolvimento do Estado”, explicou o gerente de STI do SENAI-RO. Para Lopes, o encontro foi uma excelente ocasião para fazer conexões entre os atores do Ecossistema Local de Inovação (ELI).


Para essa edição foram convidados a palestrar, o especialista de Educação da Coordenação de Educação Básica e Profissional do SESI, SENAI e IEL-RO, Alexandre Custódio, o gerente de estudos e prospectiva industrial do Observatório Nacional da Indústria, Rafael Silva e Sousa, o professor do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Márcio Rodrigues Miranda, o presidente da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (FARERO), Paulo Haddad, e o arquiteto e coordenador do Office BIM do SENAI-RO, Leone Augusto Bezerra Leitão.


Ao final da programação, o gerente de STI do SENAI-RO convidou alguns palestrantes, a coordenadora de Pesquisa e Inovação da Jirau Energia, Gizele Pazdziomy Silva e o diretor superintendente do SEBRAE, Alberto Anísio para um bate-papo sobre soluções inovadoras para tornar a indústria de Rondônia mais inovadora, tecnológica e competitiva.

 

Sobre o prêmio

 

Para falar sobre o 1º Prêmio FIERO-SEBRAE de Inovação Industrial, o analista de inovação do SEBRAE Rangel Miranda, esclareceu o formato do concurso, quem pode participar, as categorias e prazos. Para essa edição, os inscritos terão que encontrar soluções de um desafio inovador proposto pela Jirau Energia, parceira do prêmio. Os interessados podem acessar o portal SEBRAEStartups (https://programas.sebraestartups.com.br/in/fiero). Nele consta o que é o prêmio, seus objetivos, quem podem participar, o desafio proposto, além de consultar e baixar o edital. As inscrições vão até o dia 30 de setembro de 2025.

Para quem perdeu, ou não pode acompanhar presencialmente, o evento está gravado na página do SENAI no Youtube nos links abaixo:

Manhã

Tarde

 

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Momento exige negociação e não retaliação, avalia CNI sobre decreto de tarifas de 50 por cento dos EUA

Menos juros, mais crescimento, defende CNI

Com apoio do PROCOMPI, empresa já pensa em expansão de serviços

Volta às aulas tem reencontros, sorrisos e novos sonhos no SESI de Cacoal