Alunos do NEM de Vilhena desenvolvem o projeto Natal Eletrônico
Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de atividade no Rancho Água Clara
A visita idealizada e
supervisionada pela professora Antia Maria de Oliveira, da unidade SESI-SENAI
de Pimenta Bueno, contou com a parceria das professoras Maria Aparecida Duarte
e Liane Porfirio Neto e a participação de alunos do terceiro, quarto e quinto
anos, que tiveram uma manhã de aprendizado no Rancho Água Clara, de propriedade
da família Foroni.
Em sala, cada turma
estudou o conteúdo teórico sobre vários temas, dentre eles, matéria prima
animal e vegetal, a relação entre as áreas urbana e rural, e ainda, a relação
com os seres vivos.
Com o objetivo de contextualizar
o conteúdo dado em sala de aulas, as professoras levaram as respectivas turmas,
para in loco, conhecerem na prática as matérias primas utilizadas, bem como
seus produtos derivados e o funcionamento de uma propriedade rural.
Alexandre Foroni,
proprietário do rancho, recepcionou as docentes e dos alunos e ressaltou que é
fundamental o conhecimento adquirido através da prática. Ele falou sobre a
importância do leite e o processo que o produto sofre para comercialização até
chegar nos lares das famílias.
A aluna Eloísa Silva Ferrete,
da turma do 3º ano, destacou que aprendeu sobre a extração do leite, a balança
de caminhões e o gado. A Elena Vieira Santos, também do 3º ano, relatou que conheceu
a fábrica de ração e aprendeu que o calcário foi uma das maiores descobertas
dos cientistas.
“Sabemos que a
integração da família com a escola, é fundamental para o sucesso na
aprendizagem dos alunos”, afirma o gerente da unidade SESI-SENAI de Pimenta
Bueno, Diógenes Pierre. “E quando essa integração se faz por meio de visitas
técnicas, o valor agregado é ainda maior”, disse.
Pierre acrescenta que “tenho
certeza que foi enriquecedor para os nossos alunos, o projeto desenvolvido pela
professora Antia. Esse tipo de aula de campo, favorece muita informação, que
perdura para a toda vida dessas crianças, marcando na memória, os aprendizados
adquiridos”, garante.
O gerente aproveita
para agradecer à família Foroni, por ter disponibilizado o espaço e se dedicado
a transmitir mais conhecimentos aos nossos alunos. A experiência foi um sucesso”,
finalizou Pierre.
Para a coordenadora Pedagógica, Renata Christyna Gaede de Lima, a visita
técnica complementa o ensino-aprendizagem, por ser um recurso didático-
pedagógico que, efetivamente, mostra ótimos resultados educacionais, já que
os alunos vivenciam o dia a dia da organização da empresa ao ouvir, a
observar e a sentir, tornando o processo mais motivador e significativo para a
aprendizagem.
Renata acrescenta que “a
visita técnica, enquanto ambiente não formal de aprendizagem, tem como
despertar o aprender, motivando os estudantes a construir uma aprendizagem
significativa”.
Mais notícias
Licença Ambiental SESI
SESI de Vilhena encerra atividades escolares com o JISESI
Noite festiva na formatura do NEM – Itinerário Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do SESI de Cacoal