IMPRENSA
07 de October de 2022 - 11h55

A- A A+

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de atividade no Rancho Água Clara

A visita idealizada e supervisionada pela professora Antia Maria de Oliveira, da unidade SESI-SENAI de Pimenta Bueno, contou com a parceria das professoras Maria Aparecida Duarte e Liane Porfirio Neto e a participação de alunos do terceiro, quarto e quinto anos, que tiveram uma manhã de aprendizado no Rancho Água Clara, de propriedade da família Foroni.

Em sala, cada turma estudou o conteúdo teórico sobre vários temas, dentre eles, matéria prima animal e vegetal, a relação entre as áreas urbana e rural, e ainda, a relação com os seres vivos.

Com o objetivo de contextualizar o conteúdo dado em sala de aulas, as professoras levaram as respectivas turmas, para in loco, conhecerem na prática as matérias primas utilizadas, bem como seus produtos derivados e o funcionamento de uma propriedade rural.  

Alexandre Foroni, proprietário do rancho, recepcionou as docentes e dos alunos e ressaltou que é fundamental o conhecimento adquirido através da prática. Ele falou sobre a importância do leite e o processo que o produto sofre para comercialização até chegar nos lares das famílias.

A aluna Eloísa Silva Ferrete, da turma do 3º ano, destacou que aprendeu sobre a extração do leite, a balança de caminhões e o gado. A Elena Vieira Santos, também do 3º ano, relatou que conheceu a fábrica de ração e aprendeu que o calcário foi uma das maiores descobertas dos cientistas.

“Sabemos que a integração da família com a escola, é fundamental para o sucesso na aprendizagem dos alunos”, afirma o gerente da unidade SESI-SENAI de Pimenta Bueno, Diógenes Pierre. “E quando essa integração se faz por meio de visitas técnicas, o valor agregado é ainda maior”, disse.

Pierre acrescenta que “tenho certeza que foi enriquecedor para os nossos alunos, o projeto desenvolvido pela professora Antia. Esse tipo de aula de campo, favorece muita informação, que perdura para a toda vida dessas crianças, marcando na memória, os aprendizados adquiridos”, garante.

O gerente aproveita para agradecer à família Foroni, por ter disponibilizado o espaço e se dedicado a transmitir mais conhecimentos aos nossos alunos. A experiência foi um sucesso”, finalizou Pierre.

Para a coordenadora Pedagógica, Renata Christyna Gaede de Lima, a visita técnica complementa o ensino-aprendizagem, por ser um recurso didático- pedagógico que, efetivamente, mostra ótimos resultados educacionais, já que os alunos vivenciam o dia a dia da organização da empresa ao ouvir, a observar e a sentir, tornando o processo mais motivador e significativo para a aprendizagem.

Renata acrescenta que “a visita técnica, enquanto ambiente não formal de aprendizagem, tem como despertar o aprender, motivando os estudantes a construir uma aprendizagem significativa”.


Mais notícias

Trote Literário movimenta alunos do curso de Redes de Computadores do SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura