18 de April de 2023 - 12h17

Regulamentação de Estágio Curricular Supervisionado conforme Diretrizes do IEL é tema de palestra para acadêmicos da UNIR

Profissionais do Instituto Euvaldo Lodi de Rondônia (IEL-RO) ministraram palestra sobre o tema “Regulamentação de Estágio Curricular Supervisionado conforme Diretrizes do IEL”, que integrou a programação I Ciclo de Palestras do Departamento Acadêmico de Comunicação (DACOM) - Formação Superior e Estágio em Jornalismo, realizado no auditório da Universidade Federal de Rondônia (UNIR – Centro) com a participação de mais de 30 acadêmicos.

A palestra foi ministrada pelas analistas em educação do IEL-RO, Michele Correa de Souza e Thansey Constantino, que participaram atendendo convite da Comissão organizadora, formada pelo professor doutor Rafael Fialho e professora mestra Andréa Aparecida Cattaneo de Melo.

No primeiro momento foram apresentados os serviços da Federação das Indústria de Rondônia (FIERO), tendo sido citados os segmentos de atuação do Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e IEL que trabalham de forma integralizada: Educação Básica, Educação Profissional e Educação Executiva. Também foram abordadas as áreas de atuação do Instituto, dentre elas recrutamento, estágio, educação executiva e consultoria.

Conforme Michele Correa de Souza quanto ao quesito estágio foram abordados os tópicos relacionados a conceito, finalidade, diferenciação das modalidades de estágio obrigatório e não obrigatório, pré-requisitos para ser estagiário, formas de recrutamento e seleção, apresentação de relação de empresas e órgãos conveniados que contratam estagiários pelo IEL, demonstração de acesso ao portal do IEL e a importância de manter o cadastro atualizado.

“Para ser estagiário”, explicou a analista, “é necessário, como pré-requisito, que o estudante esteja regularmente matriculado e com frequência no curso de educação superior, profissional, de ensino médio, da educação especial, nos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da EJA”, disse Michelle.

De acordo com Thansey Constantinoparticipar do evento oportunizou ao IEL esclarecer os direitos expostos na Lei nº 11.788, a importância de realizar o cadastro no site do Sistema Nacional de Estágio - SNE e manter-se atualizado, para obter novas oportunidades de estágio em grandes órgãos e empresas que são conveniadas com o IEL-RO”, pontuou.

Ao final da apresentação, os meios de comunicação com o IEL, como portal https://portal.fiero.org.br/iel, redes sociais, e-mail e telefone (69) 3216-3400 e o endereço  (Casa da Indústria - Rua Rui Barbosa, 1112 – Arigolândia) foram divulgados para os estagiários, com a finalidade de que possam se manter informados ou contatar o IEL, caso necessitem.

O gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, destacou a importância da iniciativa da equipe em participar do evento promovido pela UNIR. “O IEL em Rondônia, como instância intermediadora de estagiários entre as instituições de ensino básica e superior - para as empresas/indústrias, mais órgãos governamentais – além de possuir também foco na educação executiva e seleção profissional, vem se esmerando em ampliar as suas frentes de atuação e seu portfólio de produtos e serviços para contribuir firmemente nas transformações qualitativas de todos os entes do seu relacionamento profissional”, pontuou.