IMPRENSA
14 de November de 2024 - 17h55

A- A A+

Libras é tema de entrevista na Unidade do SESI de Cacoal

O Colégio SESI de Cacoal realizou nesta semana uma entrevista especial com a intérprete de Libras, Crislaini Salomão, para os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II. O evento teve como objetivo sensibilizar os jovens para a importância da acessibilidade e inclusão, principalmente na comunicação entre pessoas ouvintes e surdas. Com essa atividade, o colégio buscou promover a empatia, valorizar a diversidade, estimular o senso crítico sobre acessibilidade e inclusão, além de incentivar a produção textual dos alunos a partir da entrevista.


As metas da ação incluíram proporcionar uma compreensão mais profunda da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e do bilinguismo, estimular o respeito pela diversidade linguística e cultural, e promover uma experiência prática de trabalho em grupo, na qual pesquisa, diálogo e cooperação foram fundamentais. A atividade pretendeu despertar nos alunos um olhar crítico e empático em relação à inclusão, contribuindo para uma sociedade mais justa e acolhedora.


A professora de Linguagens, Cláudia Nepomuceno, ressaltou que a atividade foi uma experiência enriquecedora, permitindo aos alunos explorarem a Libras e o contexto da acessibilidade. “A atividade foi realizada em etapas. Inicialmente, os grupos pesquisaram sobre bilinguismo, diversidade e inclusão. Em seguida, elaboraram as entrevistas e, por fim, construíram reportagens, sempre com muito diálogo e cooperação entre todos. Durante a entrevista, foi visível a euforia e o encantamento dos alunos ao descobrirem como se comunicar por meio da Libras”, destacou a professora.


Para a aluna Beatriz Kelly, o projeto foi marcante e trouxe informações importantes para todos os participantes. “Foi uma oportunidade única, que ampliou nosso conhecimento sobre a Língua de Sinais e nos fez refletir sobre a importância do bilinguismo, da diversidade e da inclusão na escola”, comentou.


O contato com a Libras permite que os alunos se comuniquem de forma inclusiva e eficaz com colegas surdos, criando um ambiente escolar mais acolhedor e colaborativo. Além disso, o aprendizado da Libras expande as oportunidades de carreira e interação social, preparando os estudantes para um mundo cada vez mais diverso e interconectado. “A educação em Libras contribui para a quebra de barreiras e preconceitos, promovendo a igualdade de oportunidades e o respeito às diferenças. Ao valorizar e ensinar Libras, estamos formando cidadãos mais conscientes, inclusivos e preparados para contribuir positivamente com a sociedade”, enfatizou Rosiani Módolo, coordenadora de educação do SESI de Cacoal.


Para 2025, o Colégio SESI de Cacoal está com matrículas abertas. A instituição oferece uma proposta educacional inovadora que inclui temas como inclusão e acessibilidade, preparando os alunos para serem protagonistas em uma sociedade plural.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Irmãos estudantes do SESI de Vilhena se destacam do vestibular do IFRO

FIERO apresenta soluções educacionais ao prefeito Leo Moraes

CNI considera injustificado aumento da taxa Selic

IEL: 56 anos de apoio à formação dos profissionais do futuro