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Gerências do SESI e SENAI participam de oficina sobre Neurociência

Capacitar educadores, profissionais da educação e interessados na aplicação dos princípios da neurociência no contexto educacional, promovendo práticas pedagógicas mais eficazes, baseadas no funcionamento do cérebro e nas neurociências cognitivas. Este foi o objetivo da Oficina de Transformando Neurociência em Prática Pedagógica, realizada nesta quarta-feira, 8, para os gerentes, pedagogos, professores e instrutores das unidades do SESI e SENAI, nas dependências da Casa da Indústria, em Porto Velho.
Para ministrar o curso, foi
convidada a especialista educação e pesquisadora Ana Luíza Neiva Amaral, que
integra a equipe de educação do Departamento Nacional do SESI, e autora dado
livro: “Neurociência e Educação – Olhando para o futuro da aprendizagem”. Com mais de 20 anos como pesquisadora,
apresentou evidências científicas de como o cérebro passa pelos processos de
aprendizagem e como essas formas pode ser desenvolvida em sala de aula.
O gerente de educação básica e
profissional do SESI, SENAI e IEL, Jair Coelho fez a abertura e relatou a
importância da neurociência, não só no aprendizado, mas em todos as fases da
vida. “Ao conhecer a professora Ana Luiza e seu trabalho, formalizei o convite
para que ela viesse ao nosso regional e promover uma troca de experiências
sobre a temática”, afirmou.
Ana Luiza mesclou o conteúdo
teórico com dinâmicas práticas e dividiu os participantes em grupos de seis
participantes para realizar as atividades propostas durante a oficina. De
acordo com especialista em educação, seu trabalho como pesquisadora rendeu uma
obra que reúne mais de 800 referências bibliográficas som pesquisas de como o
cérebro trabalha enquanto aprendizado.
Com relação à dinâmica da
oficina Ana Luiz explicou que adota este método entre teoria e prática, pois
acredita que a conjunção entre os dois auxilia àqueles que não têm tanta
familiaridade no assunto, possa ter uma compreensão mais acertiva. “Tentamos
passar essa linguagem que pode ser adotada em sala de aula e assim transformar
as práticas pedagógicas em conteúdos atrativos aos alunos”, afirmou.
Na oficina foram abordados os
seguintes temas: A ponte entre a Neurociência e a Educação - Inovação
educacional baseada em evidências; Como aprendemos – Atenção é a porta de
entrada da aprendizagem; Memória e aprendizagem ativa – Conhecendo os
mecanismos que nos permitem aprender e Emoção e motivação colocam o cérebro em
ação – Funções executivas: autorregulação na aprendizagem.
Além das gerências de educação
das unidades, pedagogos e professores do SESI e instrutores do SENAI,
participaram representantes das gerências de Inteligência de Mercado,
Engenharia, Soluções em Tecnologia e Inovação, Saúde e Segurança na Indústria e
Compliance.
Jornalista: Andréa Machado
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