IMPRENSA
22 de May de 2025 - 12h53

A- A A+

Instituto Amazônia+21 por meio da FIERO inicia parceria inédita com o Incra RO

Em um passo histórico para a construção de um novo modelo de desenvolvimento na Amazônia Legal, o Instituto Amazônia+21, por meio da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) estreitou relações de trabalho com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Rondônia que unirá o setor produtivo e o poder público em torno da regularização fundiária e do fortalecimento econômico dos assentamentos rurais.

O encontro ocorreu na última quarta-feira (21), com a presença do presidente da FIERO e também presidente do Instituto Amazônia+21, Marcelo Thomé, e do superintendente do Incra em Rondônia, Luís Flávio Carvalho Ribeiro. Na pauta, a construção de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre as instituições, voltado à implementação de ações concretas que promovam a sustentabilidade econômica e ambiental nos territórios da reforma agrária.

“É a primeira vez que o setor privado se coloca de forma propositiva ao lado do Incra para enfrentar o desafio dos assentamentos rurais. A ausência de atividade econômica formal nesses territórios tem aberto espaço para a atuação de atividades ilícitas. Só vamos reverter esse quadro com ações conjuntas, trazendo desenvolvimento e dignidade a essas populações”, afirmou Marcelo Thomé.

Através do Instituto Amazônia+21, iniciativa das nove federações das indústrias da Amazônia Legal, a parceria permitirá o apoio técnico e tecnológico à regularização fundiária e ao desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis. O objetivo é transformar os assentamentos em polos de geração de renda e inclusão social, respeitando os limites ambientais e promovendo inovação.

Durante a reunião, também foi apresentado o projeto GeoRondônia, realizado em parceria com o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), que já realiza diagnósticos ambientais nos assentamentos, oferecendo uma base de dados estratégica para o planejamento territorial sustentável.

Para o superintendente do Incra, Luís Flávio, a articulação marca uma nova fase: “A aproximação entre Incra e FIERO é um marco para soluções conjuntas na Amazônia, unindo Estado e setor privado em prol de um modelo que concilie produção, preservação e inclusão.”

O Instituto Amazônia+21 surge como resposta madura do setor empresarial da região frente aos desafios da Amazônia. “Não podemos mais esperar por soluções que venham apenas de fora. Temos empresários que seguem a lei, pagam impostos, geram empregos decentes. Essa é a força que decidiu se organizar em torno de uma agenda positiva para a Amazônia”, concluiu Thomé. 

Jornalista: Thais Rivero




Mais notícias

SESI de Nova Mutum desenvolve atividade Lekto na aula de Geografia

SENAI de Ariquemes organiza visita técnica no Dia de Campo da Bovinocultura Leiteira

Troca de conhecimentos sobre bancada Smart 4.0 envolve Instrutores do SENAI de Ji-Paraná

Durante palestra, Nova EJA do SESI de Porto Velho fala sobre as drogas e seus efeitos