IMPRENSA
09 de June de 2025 - 17h41

A- A A+

FIERO articula parceria com Taiwan para impulsionar inovação e desenvolvimento sustentável

Em um movimento estratégico voltado para a promoção do desenvolvimento sustentável e da internacionalização das indústrias de Rondônia, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu a diretora da Taitra (Conselho para o Desenvolvimento do Comércio Exterior de Taiwan), Sandra Shih, para uma reunião que marcou o início de uma promissora parceria internacional.


O encontro teve como foco principal o fortalecimento das relações comerciais entre Rondônia e Taiwan, por meio da construção de uma ponte sólida de intercâmbio tecnológico e sustentável. A conversa girou em torno da geração de novas oportunidades para o setor industrial rondoniense, com destaque para a inovação, pesquisa e desenvolvimento.


Durante a reunião, Marcelo Thomé apresentou o trabalho do Instituto Amazônia+21, que tem se consolidado como referência na promoção de negócios sustentáveis em toda a região amazônica.


“Nossa missão é conectar os empresários locais a oportunidades globais. Taiwan representa um polo de excelência em tecnologia e inovação, e estamos empenhados em construir parcerias que tragam soluções práticas e sustentáveis para nossa região”, destacou Thomé. Ele também anunciou a intenção de visitar Taiwan nos próximos meses para conhecer de perto os ambientes de inovação do país e abrir caminho para novas alianças estratégicas.


Sandra Shih, por sua vez, ressaltou o potencial da cooperação com Rondônia e com a Amazônia Legal. Shih acredita que, com inovação e intercâmbio de conhecimento, é possível criar soluções conjuntas que beneficiem tanto Taiwan quanto o Brasil. Uma via de mão dupla de desenvolvimento.


Ela também convidou representantes da indústria, centros de pesquisa e instituições brasileiras a explorarem Taiwan, país que se destaca por sua forte base em pesquisa e desenvolvimento, tecnologias avançadas e políticas voltadas à sustentabilidade.


A visita de Sandra Shih a Rondônia é considerada um marco no estreitamento das relações bilaterais com o estado. A expectativa é que, a partir dessa aproximação, novas oportunidades comerciais, científicas e tecnológicas surjam, ampliando a inserção de Rondônia no mercado internacional.

Jornalista: Thais Rivero


Mais notícias

SESI de Nova Mutum desenvolve atividade Lekto na aula de Geografia

SENAI de Ariquemes organiza visita técnica no Dia de Campo da Bovinocultura Leiteira

Troca de conhecimentos sobre bancada Smart 4.0 envolve Instrutores do SENAI de Ji-Paraná

Durante palestra, Nova EJA do SESI de Porto Velho fala sobre as drogas e seus efeitos