IMPRENSA
15 de July de 2025 - 14h04

A- A A+

SENAI-RO se faz presente na Reunião do Plano Nacional de Capacitação da Construção Civil

 O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) marcou presença na Reunião do Plano Nacional de Capacitação da Construção Civil, realizada nos últimos dias 8 e 9, na unidade do SENAI Lauro de Freitas, na Bahia. O evento faz parte do programa nacional “Aprendendo a Construir”, idealizado em conjunto com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), no intuito de padronizar e disseminar boas práticas de ensino alinhadas às demandas do setor produtivo.


Representando Rondônia, o instrutor Geanderson Figueiredo Santos, da unidade do SENAI de Ji-Paraná, participou da capacitação técnica e metodológica com o objetivo de se tornar multiplicador da nova proposta, que será implementada futuramente nas unidades do estado.


Segundo Santos, a formação foi centrada na atualização metodológica no ensino da construção civil, com uso de tecnologias digitais, metodologias ativas e atividades práticas voltadas à realidade dos canteiros de obras. “Além disso, o encontro proporcionou a troca de experiências entre instrutores de diversas regiões do país, reforçando o alinhamento técnico e pedagógico com as diretrizes nacionais do SENAI”, explicou.


A gerente da unidade, Cintia Aparecida Alves, destacou a importância do encontro e da troca de ideias entre os integrantes da capacitação. “A participação do instrutor Geanderson além de ser uma experiência individual, se torna um investimento coletivo. A estrutura trazida por essa capacitação será fundamental para transformar a experiência de aprendizagem dos nossos alunos na resolução de problemas reais”, informou.


Cíntia Alves aproveitou para comunicar que o instrutor já planeja ações para multiplicar os conhecimentos adquiridos durante o evento. “Esperamos ampliar os horizontes da atuação pedagógica do SENAI e garantir a efetividade na formação de profissionais da construção civil, contribuindo para o crescimento econômico e social de Rondônia”, acrescentou.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

FIERO acompanha negociações sobre taxação dos EUA em 50 por cento sobre o produto brasileiro

IEL-RO e Energisa entregam certificados aos participantes do Programa Bem da Gente

Tarifaço agrava situação da indústria brasileira, sufocada por juros altos e aumento de custos

SESI de Cacoal volta às origens nos festejos "julinos"